Moral, diferencia y currículo: diálogos entre Nietzsche, Deleuze y educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85362

Palabras clave:

Currículo, Diferencia, Moral, Poscrítica, Postestructuralismo

Resumen

Este artículo tiene como objetivo establecer un diálogo entre Nietzsche, Deleuze y la educación. Para ello, se establecen y problematizan algunas relaciones entre las concepciones teóricas de moral de negación, desarrollado por Nietzsche; Diferencia, formulada por Deleuze y el enfoque poscrítico de los estudios curriculares. El objetivo perseguido en este trabajo fue problematizar las resonancias de la moral judeocristiana en la relación educación-diferencia y los posibles efectos de poder que de ella se derivan. Basado en el aporte teórico de un marco epistemológico postestructuralista, se argumenta que la moral de negación cruza los currículos escolares. Debido a esto, los currículos asumen determinadas identidades como esencias, tomándolas como modelos en los procesos de subjetivación. Al favorecer la producción de identidades, los currículos no conciben la Diferencia en sí, sin un referente. Solo lo conciben como una diferencia en relación con, como una variación de identidades naturalizadas que privilegian e intentan reproducir. A partir de Deleuze, se propone pensar los currículos desde la perspectiva de la Diferencia. Currículos diseñados a través de estos lentes teóricos no asumen passivamente la moral de negación y la identidade como verdades fundamentales y absolutas, pero las cuestionan defendiendo una moral afirmativa que se crea y se recrea a sí misma, dando lugar a la Diferencia en sí misma. Los currículos así constituidos no buscan homogeneizar a los individuos, sino incrementar su capacidad de actuar y afirmarse como singularidades en un proceso constante de construcción-deconstrucción-reconstrucción.

Biografía del autor/a

Amarildo Inácio dos Santos, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Licenciado em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya. Membro do grupo de pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professor, Faced, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Nessa mesma universidade construiu sua formação profissional, primeiramente com a graduação em Pedagogia (1979), depois mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação (2004). A atuação profissional teve início como professora do então 1º grau, com respaldo do Curso Normal (1971). Com incursões na área de Recursos Humanos nos anos 1980, a ênfase, porém, foi para a atividade docente, inicialmente na esfera privada e prioritariamente na esfera pública, nos diversos níveis de ensino. Atualmente são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e nos programas de Mestrado e doutorado acadêmico em Educação e Mestrado Profissional em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas na Faculdade de Educação da UFBA. Líder do Grupo de pesquisa FEP ? Formação em exercício de professores, com pesquisas e publicações sobre currículo, formação de professores, formação de professores em exercício, narrativas (auto)biográficas, pedagogia e mestrado profissional. Atuou na vice-coordenação (2013-2016) e coordenação (2016-2017) do Mestrado Profissional em Educação da UFBA. Realizou (2017-2018) estudos Pós-doutorais em Desenvolvimento curricular na UMinho, Pt. Comitê editorial dos periódicos: Revista Plurais (UNEB), Entreideias (UFBA) e Recculti (UNESP).

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora adjunta da UESB, lotada no Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), Área de Fundamentos da Educação, na qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Investiga sobre currículo, formação e processos de subjetivação. Líder do grupo de Pesquisa GEFORPPEC - Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares, no qual coordena a Linha NUFORDICC - Nucleo de Estudos em Formação, Diferença e Composições Curriculares. Membro do grupo de pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professor (Faced/UFBA). Membro do grupo de pesuisa em Filosofia, Arte e Educação - FIARe. Professora do programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB). Professora do Programa de Pós-Gradução em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP/UESB).

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Publicado

2022-09-12

Cómo citar

dos Santos, A. I., Gomes Brito de Sá, M. R., & Farias Freire Raic, D. (2022). Moral, diferencia y currículo: diálogos entre Nietzsche, Deleuze y educación. Perspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85362