Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais

Autores/as

  • Maria Helena Bonilla Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p499

Resumen

Em tempos de codificação digital e articulação em rede, intensificam-se os fluxos das informações, ideias, conhecimentos e culturas que circulam na sociedade, podendo, qualquer pessoa, em qualquer lugar, participar dessa dinâmica numa perspectiva autoral. Como a escola não dialoga bem com essa nova cultura, marcada pela horizontalidade, pelos fluxos rizomáticos, a chamada cultura digital, busca-se, neste texto, analisar possíveis causas dessa falta de sintonia, tomando por base as políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na sociedade brasileira e nas escolas, e as práticas desenvolvidas nas escolas que participaram do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), na Bahia e em Santa Catarina. A falta de articulação entre os projetos e programas, a fragilidade na formação de professores e a transformação do computador numa máquina pedagógica, em vez de uma máquina de comunicação e de produção de sentidos, tem dificultado a articulação entre as práticas sociais e as práticas escolares e a constituição da cultura digital nas escolas brasileiras.

Biografía del autor/a

Maria Helena Bonilla, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Bonilla, M. H., & Pretto, N. D. L. (2015). Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, 33(2), 499–521. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p499

Número

Sección

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas

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