Teoria: desafio e perspectiva na pesquisa em educação

Autores

  • Siomara Borba Leite UERJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo a prática teórica é entendida como desafio e, ao mesmo tempo, como perspectiva para a pesquisa em educação. O conceito de "teoria" tem sido compreendido como uma atividade da abstração, distante do cotidiano, que enquadra o real. Tal forma de compreender a "teoria" tem-se constituído em desafio. Por outro lado, a "teoria" é dimensionada como perspectiva quando ela assume a dimensão do concreto de pensamento, isto é, da "teoria"-real como elucidação do real-"teoria". Estas diferentes formas de comprensão do termo "teoria" se sustentam em formas alternativas de entender as relações "teoria" prática," teoria" ideologia e o lugar da filosofia nas ciências sociais.

Biografia do Autor

Siomara Borba Leite, UERJ - Rio de Janeiro - RJ

Graduação em Pedagogia pela PUC - RJ (1974), Mestrado em Educação - University of Manchester (1983) e Doutorado em Educação pela PUC - RJ (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Leite, S. B. (2000). Teoria: desafio e perspectiva na pesquisa em educação. Perspectiva, 18(33), 125–134. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos