Creches e pré-escolas: diagnóstico das instituições educativas de 0 a 6 anos em Florianópolis

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha
  • João Josué da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Educação Infantil, no Brasil, tem se caracterizado pela d~
versidade das Instituições que trabalham com as crianças de Oa 6 anos de idade. O objetivo desta pesquisa foi justamente o de fazer uma acareação desta diversidade, tomando como campo de pesquisa o município de Florianópolis. Com esta intenção, procedemos a um levantamento da situação, o qual foi organizado em três grandes frentes: 1) O perfil
da Instituiçao; 2) O perfil do Educador, e 3) O perfil do trabalho realizado nas Instituições. Tal levantamento foi realizado através de questionários (4 módulos: cadastro, profissionais, trabalho docente e rotinas das instituições) e envolveu cerca de 200/0 das instituições cadastradas (em 1991) nos órgãos do governo responsáveis por isto. A amostra de 20%
(40 instituições) foi estratificada por dependência administrativa e selecionada aleatoriamente dentro de cada estrato. O levantamento iniciou-se em outubro de 1992 com um estudo exploratório e encerrou-se em dezembro de 1994 com a anotação descritiva da rotina que cada instituição seguia em seu cotidiano de trabalho. Neste artigo apresentamos
o conjunto dos dados coletados e analisados sobre as principais características da educação infantil em Florianópolis, relacionadas com diversas pesquisas sobre o assunto no Brasil.

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Rocha, E. A. C., & Silva Filho, J. J. da. (1997). Creches e pré-escolas: diagnóstico das instituições educativas de 0 a 6 anos em Florianópolis. Perspectiva, 15(28), 105–155. https://doi.org/10.5007/%x