Em busca de uma epistemologia na formação de professores de Geografia: percurso pelo pensamento pedagógico-geográfico de professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84116

Palavras-chave:

Epistemologia de professor, Conhecimentos e saberes docentes, Pensamento pedagógico-geográfico de professor

Resumo

Tem-se evidenciado, no âmbito da formação de professores de Geografia, preocupação em avançar as reflexões e os estudos inerentes aos conhecimentos e saberes necessários à docência, indo além da definição dos conhecimentos de conteúdo e definições metodológicas implicados no exercício da docência Desse modo, propõe-se refletir a respeito das bases epistemológicas desse processo, compreendendo os constructos que envolvem distintas perspectivas e que contribuem na construção de um modo de pensamento de professor. Defende-se, neste sentido, a construção do que se denomina como Pensamento Pedagógico-Geográfico de Professor (PPGP), o que envolve um amplo espectro de elementos oriundos da Geografia científica, em seus delineamentos na Geografia acadêmica (como formadora dos professores que atuarão na escola) e na Geografia escolar (onde ocorre a atuação docente), mas que não se limitam a essa ciência. Envolve, também, a Educação, com sua historicidade, seus processos pedagógicos, com cultura, singularidades e outros movimentos implicados na construção do pensamento. Procura-se responder, diante disso, com base no conhecimento construído acerca da formação docente, que conhecimentos e saberes são essenciais à formação de professores de Geografia e que constituem o Pensamento Pedagógico-Geográfico de Professor? Considera-se que esses aportes precisam estar claros na atividade docente para amparar as intenções, as ações, as proposições e as decisões dos professores envolvidos na articulação entre o olhar profissional, com seus aspectos específicos, considerando o espaço de atuação e sua subjetividade. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa de caráter qualitativo, de base teórica e reflexiva, no sentido de avançar as proposições já apresentadas em pesquisa de doutoramento.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019). Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pósgraduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014).

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Copatti, C. (2022). Em busca de uma epistemologia na formação de professores de Geografia: percurso pelo pensamento pedagógico-geográfico de professor. Perspectiva, 40(4), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84116

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica