Acesso de estudantes negras e negros a atividades de monitoria na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97267%20

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Política de cotas, Universidade

Resumo

Este artigo constitui-se como recorte de pesquisa de dissertação de mestrado em educação e tem como objetivo refletir sobre a inserção de estudantes negros e negras em atividades de monitoria dos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A análise centra-se nos dados referentes ao Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE), que possuem duas modalidades: o PAEPE I, oferece vagas aos estudantes de monitorias para realização de atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão com orientação de docentes; o PAEPE II, oportuniza vagas voltadas à realização de atividades administrativas. Para tanto, considera-se a interlocução entre referenciais que tratam de ações afirmativas, política de cotas e o direito à educação da população negra no Brasil, ainda, aspectos que envolvem a realidade vivenciada na UFES a partir da legislação vigente e dos dados do Censo Estudantil para as Ações Afirmativas realizado pela, então, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) em 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados são analisados por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) e permitem verificar que existem, ainda, lacunas e dificuldades na efetivação do acesso dos estudantes negros a atividades diversas no contexto da UFES.

Biografia do Autor

Suellen Carvalho Eleotério, Universidade Federal do Espírito Santo

Assistente Social na Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019), RS, Brasil. Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010), RS, Brasil e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014), RS, Brasil. Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UniversidadeFederal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER,2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do EnsinoFundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras por grande área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Foi coordenadora adjuntana avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintestemas: Políticas educacionais, livro didático, diversidades, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. Trabalhou durante dez anos em escola do campo,atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação docampo. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (EMGEOCS, UNIJUI), do grupo de Estudos e Pesquisas em EducaçãoSuperior (GEPES-UPF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa (GPETE), da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Carvalho Eleotério, S., & Copatti, C. (2024). Acesso de estudantes negras e negros a atividades de monitoria na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Perspectiva, 42(3), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97267

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua