Em busca de uma epistemologia na formação de professores de Geografia: percurso pelo pensamento pedagógico-geográfico de professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84116

Palavras-chave:

Epistemologia de professor, Conhecimentos e saberes docentes, Pensamento pedagógico-geográfico de professor

Resumo

Tem-se evidenciado, no âmbito da formação de professores de Geografia, preocupação em avançar as reflexões e os estudos inerentes aos conhecimentos e saberes necessários à docência, indo além da definição dos conhecimentos de conteúdo e definições metodológicas implicados no exercício da docência Desse modo, propõe-se refletir a respeito das bases epistemológicas desse processo, compreendendo os constructos que envolvem distintas perspectivas e que contribuem na construção de um modo de pensamento de professor. Defende-se, neste sentido, a construção do que se denomina como Pensamento Pedagógico-Geográfico de Professor (PPGP), o que envolve um amplo espectro de elementos oriundos da Geografia científica, em seus delineamentos na Geografia acadêmica (como formadora dos professores que atuarão na escola) e na Geografia escolar (onde ocorre a atuação docente), mas que não se limitam a essa ciência. Envolve, também, a Educação, com sua historicidade, seus processos pedagógicos, com cultura, singularidades e outros movimentos implicados na construção do pensamento. Procura-se responder, diante disso, com base no conhecimento construído acerca da formação docente, que conhecimentos e saberes são essenciais à formação de professores de Geografia e que constituem o Pensamento Pedagógico-Geográfico de Professor? Considera-se que esses aportes precisam estar claros na atividade docente para amparar as intenções, as ações, as proposições e as decisões dos professores envolvidos na articulação entre o olhar profissional, com seus aspectos específicos, considerando o espaço de atuação e sua subjetividade. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa de caráter qualitativo, de base teórica e reflexiva, no sentido de avançar as proposições já apresentadas em pesquisa de doutoramento.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019). Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pósgraduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014).

Referências

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: RJ, 1993a.

BECKER, Fernando. Epistemologia e ação docente. Em Aberto. Brasília, ano 12. n.58, abr./jun. 1993b.

BECKER, Fernando. Entrevista: Escola e epistemologia do professor. RPD – Revista Profissão Docente. Uberaba, v.3, n.9, set/dez. 2003, p. 40-46.

CALLAI, Helena C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013.

CALLAI, Helena C. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? In: Revista Terra Livre, n. 16. São Paulo, 2001, p. 133-152.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 1990, p. 177-229.

COPATTI, Carina. Pensamento pedagógico geográfico e autonomia docente na relação com o livro didático: percursos para a educação geográfica. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, 2019, 274 p.

COPATTI, Carina. Geografia(s), professor(res) e a construção do Pensamento Pedagógico-Geográfico. Curitiba: Editora CRV, 2020.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

KUHN, Martin; ILGENFRITZ TOSO, Cláudia Eliane. Epistemologias na Formação Docente. In: ANDRADE Elisabete (org.). Políticas Educacionais e Formação de Professores. Curitiba: CRV, 2016, p. 83 - 97.

LESTEGÁS, Francisco R. Concebir la geografía escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina al servicio de la cultura escolar. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, n. 33, 2002, p. 173-186.

MARCELO GARCÍA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

MARQUES, Mario O. Os paradigmas da educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC-Inep, v. 73, n. 175, p. 547-565, set./dez. 1992. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view-File/389/394. Acesso em: 5 de set., 2021.

MARQUES, Mario O. O educador/pedagogo na relação educativa direta. In: Contexto e educação, Ijuí, Livraria Unijuí editora, v. 1, n. 1, jan./mar. 1990. p. 17-30.

MARQUES, Mario O. A formação do profissional da educação. 5. ed. Brasília: Editora Inep, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques).

PÉREZ, Angel. GIMENO, José. Pensamiento y acción em el profesor: de los estudios sobre la planificación al pensamiento práctico. Infancia y aprendizaje. Málaga. 1988, 42, p. 37-63.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 30. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida V. SILVA JÚNIOR, Celestino A. da. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

SOUZA, Vanilton Camilo de. Fundamentos teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da geografia: bases para formação do pensamento espacial crítico. Rev. Bras. Educ. Geog., Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun., 2011.

SUERTEGARAY, Dirce M. A. Notas sobre epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, Florianópolis, n. 12, maio 2005.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Copatti, C. (2022). Em busca de uma epistemologia na formação de professores de Geografia: percurso pelo pensamento pedagógico-geográfico de professor. erspectiva, 40(4), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84116

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica