Reconceptualização curricular: os caminhos de uma teoria curricular crítica
DOI :
https://doi.org/10.5007/%25xRésumé
O objetivo deste artigo é refletir sobre os conflitos curriculares existentes sob a palavra reconceptualização, sobretudo após os contributos principais de autores bem conhecidos que têm trabalhado na teoria crítica social. Como o conflito é a fonte da teorização curricular, tenho a intenção de oferecer uma perspectiva global compreensiva da teoria curricular crítica. De igual modo, procuro introduzir os ramos de uma teoria curricular crítica: políticas de identidade e significação; abordagem pós-estruturalista; abordagem neo-grasmsciana e políticas culturais.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.