Subjetividade, ideologia e educação

Autores

  • Sílvio Gallo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho discute as relações entre a educação e a produção de subjetividade. Parte de uma questão básica: como a ideologia, fenômeno social por excelência, encarna-se em cada indivíduo particular? Para respondê-Ia, resgata algumas concepções de ideologia: a marxiana, a de Gramsci e a de Althusser. Como tais concepções não dão conta de uma resposta completa, afirma a necessidade de uma descrição fenomenológica da ideologia. Tal descrição leva à noção de subjetivação, tal como trabalhada por Deleuze e Guattari, e a análises sobre o papel da educação, como territorializadora dos indivíduos ou produtora de singularidades.

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Publicado

1998-01-01

Como Citar

Gallo, S. (1998). Subjetividade, ideologia e educação. Perspectiva, 16(29), 133–152. https://doi.org/10.5007/%x