Marcas de professores na trajetória de vida de jovens egressos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87075Parole chiave:
Escola, Egressos, ProfessoresAbstract
O que egressos podem falar sobre os efeitos do espaço escolar em suas vidas? Quais seus olhares para a escola e para os professores, cinco anos depois da conclusão do Ensino Médio? O presente artigo tem como objetivo discutir as percepções de egressos do Ensino Médio acerca das marcas de professores em sua trajetória de vida. Para tal, apresenta-se o projeto de pesquisa em andamento (2020-2022), intitulado “A escola, cinco anos depois: olhares de egressos”, que contou, até o momento, com a participação de 14 jovens egressos de escolas do interior do Rio Grande do Sul. Considerando os estudos de Larrosa (2018); Masschelein e Simons (2018) e Biesta (2018; 2020), o aporte teórico explora as dimensões da docência, abordando os gestos e as maneiras de ser professor. Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de modo online, durante 2020 e 2021, os jovens compartilharam suas vivências na escola e no momento atual. Com o auxílio da técnica de análise textual discursiva, foram elaboradas três unidades de análise: dos gestos com a matéria; da escuta e do socorro e da vocação para o ofício de professor, que versaram sobre as maestrias com a matéria, a importância dos professores e suas marcas na vida dos estudantes e, inclusive, seus efeitos na escolha da profissão vindoura.
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