A arte de civilizar-se por meio dos livros de leitura: um estudo das séries graduadas da escola primária paulista (1890- 1904)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54124Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas nos livros de leitura produzidos para três Séries Graduadas, bem como os processos de formação do habitus social pela leitura. Para tal intento, toma como fonte as Séries Graduadas, de autoria de eminentes professores, como Felisberto de Carvalho, Romão Puiggari, Arnaldo de Oliveira Barreto e João Köpke. As três Séries que alcançaram circulação expressiva nas escolas paulistas entre o final do século XIX e o início do século XX. Com base no corpus conceitual constituído por Norbert Elias é que os procedimentos, os instrumentos, as fontes e as direções de análise foram definidas, uma vez que interessa examinar práticas e processos de modelação dos sujeitos crianças que viviam o tempo social da infância, pelos quais se constituem como configurações mentais ou psíquicas, e nos quais cognição, sentimento, atitude, comportamento, valor, não são passíveis de abstração.
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