Escola e internet: espaços de formação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72019Resumo
Diante da recente crise social causada pela pandemia da Covid-19, é tarefa urgente do campo revisitar fundamentos da educação na cultura digital, para potencializar uma perspectiva emancipadora da educação na atualidade. Apesar da promessa de ampliação democrática trazida pela internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação, ao que assistimos é uma reconfiguração da indústria cultural pela proliferação de discurso de ódio, fake news, marketing político digital, capitalismo de dados, entre outras violências nas redes digitais. A tarefa da pesquisa em educação no momento é refletir e enunciar os desafios postos pela integração de tecnologias na vida cotidiana enquanto procura espaços de possibilidade para a existência e formação crítica de cidadãos no contexto da cultura digital. O artigo elabora uma reflexão teórica para consolidar as bases de um outro paradigma de educação, baseado na educação em direitos humanos em uma escola conectada com o mundo. A partir de uma perspectiva crítica, propõe que a educação se ocupe da leitura crítica das mídias, mas também de experimentar formas de apropriação criativa que formem sujeitos como autores e produtores de sua história.
Referências
ARNAUDO, Dan. Computational propaganda in Brazil: Social bots during elections. Computational Propaganda Research Project, Working Paper, n. 2017.8, 2017.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: do que se trata? In: Programa Ética e Cidadania, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf>.
BERNERS-LEE, Tim. Tim Berners-Lee on the future of the web: 'The system is failing' (ENTREVISTA). The Guardian, 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2017/nov/15/tim-berners-lee-world-wide-web-net-neutrality
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Traducción Carmen C, Varriale et al. Coord. Trad. João Ferreira. Rev. geral. João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.
BORGES, Helena. Estudantes federais têm desempenho coreano em ciências, mas MEC ignora. The Intercept Brasil, em 8/12/2016. Disponível em: https://theintercept.com/2016/12/08/estudantes-federais-tem-desempenho-coreano-em-ciencias-mas-mec-ignora/. Acesso em 25/02/2020.
BRASIL, Constituição Federal do. Constituição Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
___________. 2011 https://outraspalavras.net/posts/castells-propoe-outra-democracia/
___________. La galaxia Internet. Reflexiones sobre Internet, empresas y sociedad. Madri: Arete, 2001.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras : TIC educação 2017 = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools : ICT in education 2017 [livro eletrônico] / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.
CHOWDHURY, Mridul. The role of the internet in Burma's saffron revolution. Berkman Center Research Publication, n. 2008-08. The Berkman Center for Internet and Society at Harvard University, 2008.
ESPIRITUSANTO, Óscar; GONZALO, Paula. (coord.). Periodismo ciudadano: evolución positiva de la comunicación. Barcelona: Ariel, 2011
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FORTUNATI, Leopoldina. Media Between Power and Empowerment; Can we resolve the dilemma? The Information Society. 30: 169-183, 2014.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1987.
_________. Ação cultural como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GASSER, Urs and Zittrain, Jonathan L. and Faris, Robert and Heacock Jones, Rebekah, Internet Monitor 2014: Reflections on the Digital World: Platforms, Policy, Privacy, and Public Discourse (December 15, 2014). Berkman Center Research Publication No. 2014-17. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=2538813
GEE, J.P. New people in new worlds, the new capitalism and schools. In: Cope. B; Kalantizis, M. Multiliteracies: literacy, learning and the design of social futures. Melbourne: Macmillan, 2000. P. 43-68.
HACHEM, Daniel Wunder; BONAT, Alan. O direito ao desenvolvimento de um projeto de vida na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos e a educação como elemento indispensável. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), v. 15, n. 21, p. 77-105, 2017.
ILLICH, I. Deschooling Society. New York: Harper and Row, 1971.
JENKINS, H. Convergence Culture: where the old and new media colide. New York: New York University, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. São Paulo: Zahar, 2007
MALINI, Fabio. O Comunismo das redes sistema midiático p2p, colaboração em rede e novas políticas de comunicação na Internet/ Rio de Janeiro: PPGCOM UFRJ/ECO, 2007 , 333p.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In Por Uma Outra Comunicação: Mídia, mundialização cultural e poder / Dênis de Moraes (org). - 3 ed -. Rio de Janeiro: Record, 2005.
MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; MAARTEN Simons. Em defesa da escola: uma questão pública. Autêntica, 2017.
MENDONÇA, Ricardo. Se o país é rico, por que há tantos pobres? IN: CANELA, Guilherme. Políticas públicas sociais e os desafios para o jornalismo. São Paulo: Andi/Cortez, 2008.
NOBRE, Gabriel P.; ALMEIDA, Jussara M.; FERREIRA, Carlos HG. Caracterização de bots no Twitter durante as Eleições Presidenciais no Brasil em 2018. In: Anais do VIII Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração. SBC, 2019. p. 107-118.
MOZILLA FOUNDATION. The internet health report 2018. Disponível em: https://internethealthreport.org/2018/ (último acesso em 21 de novembro de 2018)
NÓVOA, António. Nada será como antes. Revista Pátio- Ensino Fundamental: “O futuro da sala de aula” (Entrevista) no. 72. Porto Alegre: Artmed Press, Novembro 2014.
OMITIDO, 2018
OMITIDO, 2015
OROZCO-GÓMEZ, Guillermo. Podemos ser mais criativos ao adotar a inovação tecnológica em educação? Uma proposta em comunicação. MATRIZes 1.1, 2007
OXFAM BRASIL. País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras. São Paulo: Oxfam Brasil, 2018.
PARISER, Eli. The filter bubble: What the Internet is hiding from you. Penguin UK, 2011.
PRETTO, Nelson. Educações, Culturas e Hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017
PRETTO, Nelson De Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. p.19-30. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/tecnologias-novas-educacoes
SANTOS Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Zahar, 2011.
SIMON, Imre; VIEIRA, Miguel Said. O rossio não-rival. In: PRETTO, N.; SILVEIRA, S. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Bahia: UFBA, p. 15-30, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andrea Brandão Lapa, Isabel Colucci Coelho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.