Eu pensava que escola não seria para mim: encontros que entrelaçam as trajetórias de vida e de escolarização dos sujeitos e o acesso ao Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93317

Palavras-chave:

Egressos da EJA, Trajetórias, Ensino Superior, Suportes, Políticas públicas

Resumo

Este artigo objetiva compreender os entrelaçamentos das trajetórias de vida e de escolarização dos sujeitos egressos na EJA e de seu acesso ao Ensino Superior em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Perante realização de pesquisa de abordagem qualitativa, a qual se desenvolveu a partir das trajetórias de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na transição para a universidade, de modo a evidenciar os elementos constitutivos que atuaram em torno do seu ingresso no Ensino Superior e, sobretudo, da sua permanência. Como contribuições teóricas, foram fundamentais os estudos de Martucelli (2007 e 2012), Charlot (1996, 2000, 2003 e 2005), Arroyo (2005) e Laffin (2013 e 2015). A empiria foi construída a partir das narrativas dos egressos da EJA, no Campus VI da UNEB, em Caetité, por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis participantes.  As narrativas expressam a mobilização e os suportes como principais elementos para esse ingresso em cursos superiores e, ainda, destacar que, para concluir os estudos na Educação Básica e chegarem à universidade, os egressos contaram com suportes materiais (trabalho, institucionais/bolsas) e simbólicos (familiares, amizades, círculos de socialização). A pesquisa evidencia a necessidade de gerir políticas públicas para a permanência dos estudantes trabalhadores da EJA nas instituições escolares.

Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil (2006). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares.

Roberta de Jesus Muniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação. Membro do dos grupos de pesquisa, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (Nepe-CNPq), Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Epeja). Membro do Fórum Municipal de Educação, atuando principalmente no monitoramento das metas do PNE 2014-2024 no eixo da EJA.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Laffin, M. H. L. F., & Muniz, R. de J. (2024). Eu pensava que escola não seria para mim: encontros que entrelaçam as trajetórias de vida e de escolarização dos sujeitos e o acesso ao Ensino Superior. Perspectiva, 42(2), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93317

Edição

Seção

Educação de pessoas jovens, adultas e idosas, o trabalho e as políticas públicas