Juventude e interseccionalidade: encontrando Lélia Gonzalez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n2105752

Palavras-chave:

interseccionalidade, Lélia Gonzalez, Desigualdades sociais, Transições Juvenis

Resumo

A interseccionalidade destaca como diferentes formas de opressão interagem, afetando gênero, raça, classe e outras identidades. Este estudo investiga a transição entre escola e trabalho entre jovens brasileiros, utilizando dados da Pesquisa Ibero-americana com Jovens (15-29 anos) e as contribuições de Lélia Gonzalez. A metodologia combina análise qualiquantitativa e Análise de Correspondência Múltipla (ACM) das categorias sociais em quatro faixas etárias. Os resultados indicam que a abordagem interseccional, fundamentada no feminismo negro de Gonzalez, amplia a compreensão das trajetórias juvenis, oferecendo novas lentes epistemológicas e complexificando a análise dessas experiências.

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Biografia do Autor

Juliana de Moraes Prata, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ. Vice-coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisas Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT).

 

Mônica Dias Peregrino Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É professora e pesquisadora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisas Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT).

 

Juliana de Souza Barbosa, Pesquisadora independente

É doutora e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGEdu, integra o grupo de pesquisa Juventude, Escola, Território e Trabalho (JETT). Especialista em Educação Básica no Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/FFP e Sociedade e Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Graduada em Letras pela UERJ/FFP e Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora na Educação Básica Pública.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Prata, J. de M., Ferreira, M. D. P., & Barbosa, J. de S. (2025). Juventude e interseccionalidade: encontrando Lélia Gonzalez. Revista Estudos Feministas, 33(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n2105752

Edição

Seção

Seção Especial: Lélia Gonzalez Presente!

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