Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256

Palavras-chave:

currículo, narrativas seriadas, estudos culturais, gêneros, sexualidades

Resumo

Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato
cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.

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Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, UFBA

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) da UFBA. Mestre em Educação (2018) pela UFRN/PPGEd. Licenciado em Ciências Biológicas (2014) pela UFRN. Sócio da BioGraph e da ANPEd. Realiza pesquisas nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades e currículo privilegiando um referencial analítico pós-crítico. Integrante do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, UFPB

Professor Associado I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Doutor em Educação pela UFMG (2011) e Mestre em Educação pela UFPB (2005). Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas e em Geografia. Líder do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Silvia Chaves, UFPB

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciada em Ciências Biológicas pela UFPA (1986), especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (1989), Mestre (1993) e Doutora (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa “Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências” do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas, no qual é docente.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Gurgel, E., Maknamara, M., & Chaves, S. (2022). Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. Revista Estudos Feministas, 30(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256

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