Preferencialmente não mães: mulheres, docência e eugenia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183952Palavras-chave:
gênero e sexualidade, corpo, magistério, maternidadeResumo
No objetivo de analisar a imbricação entre eugenia, educação e inserção da mulher-mãe
no magistério novecentista, fundamentado teórica e metodologicamente nos estudos de gênero pósestruturalistas e nos estudos de História da Educação, recorreu-se à materialidade da I Conferência Nacional de Educação (1927), em que se investigou a educação e o discurso médico-eugênico pensados para a condução biossocial da mulher-mãe, o qual visava intervir no corpo feminino a fim de gerar descendentes eugenizados. A maternidade posicionaria a mulher-mãe em um não lugar no magistério. Esse ideário, presente também na Conferência de 1927, estabelecia que o compromisso primeiro da mulher-mãe obedeceria às tarefas do lar e ao zelo com os filhos e o esposo. Os “custos” do Estado alusivos à licença especial concedida por lei às mulheres puérperas durante o período letivo foi igualmente debatido.
Downloads
Referências
ARBEX, Daniela. Holocausto brasileiro. Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editora, 2013.
ALENCAR, Renato de. ANTAGONIAS DA DIDÁTICA NA UNILATERALIDADE DO ENSINO. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 41-46.
ALMEIDA, Jane Soares. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar, n. 35, p. 139-152, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/vMbbX59ZF966XWGck3XfXSM/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 07/08/2021.
ALVES, Alexandre; PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. EUGENIA, EDUCAÇÃO E SABER MÉDICO: O DISCURSO EUGÊNICO NA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927). História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 1, p. 427-451, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p427.
ARAGÃO, José Maurício Muniz de. ASSISTÊNCIA MÉDICA À INFÂNCIA ESCOLAR — CADERNETAS SANITÁRIAS. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 446-452.
BITTENCOURT, Raul. DA NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO MORAL NO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 664-661.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878. (Coleção de Leis do Império do Brasil de 1827, v. 1, pt I), 1827. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em: 21/08/2021.
BURTZ, Maria Luiza. O ENSINO NAS ESCOLAS FREQÜENTADAS POR FILHOS DE COLONOS ESTRANGEIROS. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 189-191.
CARLOS, Anderson Ricardo; FRANZOLIN, Fernanda; ALVINM, Márcia Helena Problematizações das relações de gênero no primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. Hist. cienc. saude-Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 781-801, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702020000400005.
DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil (1917-1945). Trad. Claudia Sant´Anna Martins. São Paulo: Unesp, 2006.
DE LUCA, Tania Regina. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)ação. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, - (Primas). 1999.
DOMINGUES, Octávio. A hereditariedade em face da educação. Bibliotheca de Educação, Vol. VI. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1929.
DOMINGUES, Octavio. Eugenia: seus propósitos, suas bases, seus meios em cinco lições. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.
FONSECA, Alvares. Fróes. Os grandes problemas da Anthropologia. I CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA. Rio de Janeiro: s. n°, 1929. v.1. 342, p. 613.94 C76. reg. 8328/06 ex.3. Rio de Janeiro, 1929.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (org.) Memória de Professoras: história e histórias. Juiz de Fora: UFJF, 2000.
HERSCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto M. (Org.). A invenção do Brasil Moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20 e 30. Rio de Janeiro, 1994.
HUERTA, Luis. Os fundamentos científicos da eugenia. Boletim de eugenia, n. 8, ago. 1929. p. 1-8.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A “Pedagogia do Armário”: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Revista Educação On-line PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 10, p. 143-143, dez. 2012. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20048/20048.PDF. Acesso em: 28/01/2020.
KEHL, Renato Ferraz. A Cura da Fealdade. (Eugenia e Medicina Social) 1° Ed. Monteiro Lobato & Co. Editora. São Paulo, 1923.
KEHL, Renato Ferraz. Aparas eugênicas: Sexo e Civilização. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1933.
KEHL, Renato Ferraz. Eugenia e Medicina Social: Problemas da vida. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1920.
KEHL, Renato Ferraz. Formulário da Beleza: Fórmulas Escolhidas. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves, 1927.
KEHL, Renato Ferraz. Lições de eugenia. Rio de Janeiro; Livraria Francisco Alves, 1929.
KEHL, Renato Ferraz. O ensino da Eugenia nas escolas secundarias. Boletim de Eugenia. Rio de Janeiro, Revista Medicamenta. Anno III, n° 30. Jun. 1931. p. 1-13.
LEVINE, Philippa. Racial Hygiene. Medicine under the Nazis. Cambridge/London: Harvard University Press, 1988.
LIMA, Fábio Souza. “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950). Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-24, jan./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75693.
LIMA, Nestor dos Santos. TESE N° 56 – UNIDADE NACIONAL PELA CULTURA PEDAGÓGICA – A UNIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO NACIONAL. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 311-314.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1930.
MAGALHÃES, Fernando de. PARA LUTAR CONTRA O ANALFABETISMO: O SERVIÇO PEDAGÓGICO OBRIGATÓRIO, DEVER CÍVICO FEMININO DECORRENTE DO DIREITO DE VOTO ÀS MULHERES. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 314-317.
MARTINS, Amélia de Rezende. UMA PALAVRA DE ATUALIDADE. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 152-159.
MENEZES, Antonio Basilio Novaes Thomaz de. A MODA E O CELIBATO PEDAGÓGICO: PRESSUPOSTOS ÉTICOS E HIGIENISTAS NA EDUCAÇÃO DA DÉCADA DE 1920. Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 27, p. 97-107, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/75/64. Acesso em: 07/08/2021.
MEYER, Dagmar E. Estermann. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, Dagmar E. Estremann; PARÍSO, Marlucy A. (orgs.). Metodologias Pós- críticas em Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Mazza, 2012, p. 47-61.
MONTEIRO, Mariana K.; ALTMANN, Helena. TRAJETÓRIAS NA DOCÊNCIA: PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd, 36, 2013, Goiânia/GO. Anais... REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd, 36, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt23_trabalhos_pdfs/gt23_2689_texto.pdf. Acesso em: 18/08;2021.
MOURA, Olegário. Saneamento - Eugenía - Civilização. ANNAES DE EUGENÍA. Contributor, Sociedade Eugenica de São Paulo. Publisher, Edição da Revista do Brasil, 1919. p. 83.
MUNIZ Jerônimo Oliveira; VENEROSO, Carmelita Zilah. Diferenciais de Participação Laboral e Rendimento por Gênero e Classes de Renda: uma Investigação sobre o Ônus da Maternidade no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-38, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019169.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, v. 8, n. 2, p. 9-42, jul./ago., 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/%25x.
OSÓRIO, Fernando Luis. SOBRE A UNIDADE NACIONAL: PELA CULTURA LITERÁRIA, PELA CULTURA CÍVICA E PELA CULTURA MORAL. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 250-265.
PADILHA, Celina. SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 428-433.
PENNA, Belisário. O ensino da genética nas escolas primárias. In: Boletim de Eugenia, Piracicaba, Ano 1, n. 11, nov. 1929. p. 1-4.
PENNA, Belisário. TESE N° 1 – POR QUE SE IMPÕE A PRIMAZIA DA EDUCAÇÃO HIGIÊ NICA ESCOLAR. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 29-33.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição; ALVES, Alexandre, RESPONSABILIZAÇÃO, MERITOCRACIA E DESFILIAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, v. 2, n. 58, p. 1-19, jul./set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11137.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. Educação, trabalho e deficiência na I Conferência Nacional de Educação (1927). Caminhos da História, Montes Claros, v. 26, n. p. 189-205, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.38049/issn.2317-0875v26n2p.189-205.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. A Influição do Discurso Neoliberal na Governamentalidade Pedagógica no Brasil Contemporâneo. Cocar, Belém, v. 14, n. 28, p. 521-540, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v14i28.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição; ALVES, Alexandre. Os debates sobre educação moral, conduta e caráter do indivíduo nas primeiras décadas do século XX e seus reflexos na atualidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP/INEP. Brasília, v. 100, n. 256, p. 651-674, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4161.
PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição. DISCURSO EUGÊNICO NA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927, CURITIBA/PR – BRASIL). 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/7038/Audrei%20Rodrigo%20Pizolati_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23/06/2021.
PROCTOR, Robert Neel. Racial Hygiene. Medicine under the Nazis. Cambridge/London: Harvard University Press, 1988.
ROCHA, Simone. A educação como ideal eugênico: o movimento eugenista e o discurso educacional no Boletim de Eugenia 1929-1933. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 6, n. 13, p. 162-177, 2011. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/download/423/393/. Acesso em: 15/03/2021.
SANDEL, Michael J. Contra a perfeição: Ética na era da engenharia genética. 1° Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, RJ. 2013.
SANTOS, José Alcides Figueiredo. Classe Social e Desigualdade de Gênero no Brasil. DADOS–Revista de Ciências Sociais. v.51, n. 2, p. 353-402, mai. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582008000200005.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez., p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 15/03/2021.
STEPAN, Nancy Leys. The Hour of Eugenics. Race, Gender, and Nation in Latin America. Ithaca/London: Cornell University Press, 1991.
XAVIER, Lindolpho. NECESSIDADES DA PEDAGOGIA MODERNA. In: COSTA, Maria José Ferreira franco da; SHENA, Denílson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação. Brasília MEC SEDIAE/INEP IPARDES, 1997. p. 65-73.
ZANETTE, Jaime Eduardo; DAL'IGNA, Maria Cláudia. “Ser homem" e "ser pedagogo": relações de gênero nos caminhos da profissionalização. Textura, Canoas, v. 20, n. 43 p. 121-150, mai./ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-43-4022.
ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. O que pensam professoras de educação infantil sobre a feminização da profissão docente? REUNIÃO ANUAL DA ANPED. ANPED: 30 ANOS DE PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu/MG: ANPED, 2007, p. 01-15. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=35. Acesso em: 07/08/2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Estudos Feministas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.