Montadoras como espectadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n387554

Palavras-chave:

Montagem, Montadoras, Mulheres no cinema, Found footage

Resumo

O artigo realiza um levantamento bibliográfico acerca da história das mulheres montadoras, desde a conformação do cinema como indústria, em contextos nacionais variados. Buscamos um olhar mais atento aos aspectos do trabalho com a montagem que são frequentemente apontados como “femininos”, em especial a ideia de um trabalho meramente manual e da sala de montagem como apartada do espaço público. Aproximando a trajetória das mulheres montadoras àquela das realizadoras de cinema de found footage, sugerimos pensar na sala de montagem como um espaço propício para o exercício de uma espectatorialidade crítica, na qual a possibilidade de pausar, repetir, ralentar o material fílmico permite romper com o tecido representativo da produção audiovisual hegemônica, e elaborar uma visão crítica às representações de gênero vigentes na cultura audiovisual.

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Biografia do Autor

Clara Bastos Marcondes Machado, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre no mesmo programa com a dissertação "A ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres" e bacharel em Audiovisual pela mesma instituição, com ênfase em montagem e direção cinematográfica. Diretora e co-roteirista dos curtas-metragens Diva (2016), premiado como Melhor Filme no 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, e Tempo (2014). Atua como montadora em curtas-metragens, documentários e series de televisão, entre outros. Desde 2018, integra o grupo de pesquisa Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual (ECA-USP).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Bastos Marcondes Machado, C. (2023). Montadoras como espectadoras. Revista Estudos Feministas, 31(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n387554

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