Montadoras como espectadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n387554

Palavras-chave:

Montagem, Montadoras, Mulheres no cinema, Found footage

Resumo

O artigo realiza um levantamento bibliográfico acerca da história das mulheres montadoras, desde a conformação do cinema como indústria, em contextos nacionais variados. Buscamos um olhar mais atento aos aspectos do trabalho com a montagem que são frequentemente apontados como “femininos”, em especial a ideia de um trabalho meramente manual e da sala de montagem como apartada do espaço público. Aproximando a trajetória das mulheres montadoras àquela das realizadoras de cinema de found footage, sugerimos pensar na sala de montagem como um espaço propício para o exercício de uma espectatorialidade crítica, na qual a possibilidade de pausar, repetir, ralentar o material fílmico permite romper com o tecido representativo da produção audiovisual hegemônica, e elaborar uma visão crítica às representações de gênero vigentes na cultura audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Bastos Marcondes Machado, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre no mesmo programa com a dissertação "A ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres" e bacharel em Audiovisual pela mesma instituição, com ênfase em montagem e direção cinematográfica. Diretora e co-roteirista dos curtas-metragens Diva (2016), premiado como Melhor Filme no 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, e Tempo (2014). Atua como montadora em curtas-metragens, documentários e series de televisão, entre outros. Desde 2018, integra o grupo de pesquisa Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual (ECA-USP).

Referências

ARTHUSO, Raul; GUIMARÃES, Victor. “‘Cada filme é um laboratório’ - Entrevista com Nicole Brenez”. Revista Cinética, 2014. Disponível em http://revistacinetica.com.br/home/entrevista-com-nicole-brenez/. Acesso em 23/08/2020.

BELTRAME-LINNÉ, Helen; PORTO, Walter. “Festivais se voltam contra desigualdade de gênero no cinema”. Folha de São Paulo, São Paulo, 29/08/2020. Ilustríssima. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/08/festivais-se-voltam-contra-desigualdade-de-genero-no-cinema.shtml. Acesso em 13/05/2022.

BLÜMLINGER, Christa. Cinéma de seconde main: Esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck, 2013.

BOOTH, Margaret. “Intentions, Invisible Artistry, and Three Big Questions”. Edited By Women Film Editors, [s.d.]. Disponi?vel em http://womenfilmeditors.princeton.edu/intentions-and-invisible-artistry/. Acesso em 11/04/2023.

BRENEZ, Nicole; CHODOROV, Pip. “Cartografia do Found Footage”. Revista Laika, v. 3, n. 5, 2014.

BRUNO, Giuliana. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.

CHILD, Abigail. This is called moving: a critical poetics of film. Tuscaloosa: The University of Alabama Press, 2005.

DALL’ASTA, Monica; CHIARINI, Alessandra. “Editors’ Introduction”. Feminist Media Histories, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2016.

ELSAESSER, Thomas. “The Ethics of Appropriation: Found Footage between Archive and Internet”. Found Footage Magazine, 2015.

GADASSIK, Alla. “?sfir’ Shub on Women in the Editing Room: ‘The Work of Montazhnitsy’ (1927)”. Apparatus. Film, Media and Digital Cultures in Central and Eastern Europe, n. 6, 2018.

GAINES, Jane M. “On Not Narrating the History of Feminism and Film”. Feminist Media Histories, v. 2, n. 2, p. 6-31, 2016.

HATCH, Kristen. “Cutting Women: Margaret Booth and Hollywood’s Pioneering Female Film Editors”. Women Film Pioneers Project, 2013. Disponível em https://wfpp.columbia.edu/essay/cutting-women/. Acesso em 23/08/2020.

hooks, bell. “O olhar opositor: mulheres negras espectadoras”. In: hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019. p. 214-241.

JALLAGEAS, Neide. “Notas introdutórias sobre Esfir Chub: soviética, revolucionária e mestra dos mestres”. In: HOLANDA, Karla (Org.). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p. 37-52.

LABAKI, Amir (Org.). A Verdade de Cada Um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

LEYDA, Jay. Films Beget Films: A Study of the Compilation Film. New York: Hill and Wang, 1964.

MALUF, Sônia W.; MELLO, Cecilia A. de; PEDRO, Vanessa. “Políticas do olhar: feminismo e cinema em Laura Mulvey”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 343-350, 2005.

MARTINS, Cleissa Regina. “Raça e Gênero no Cinema Brasileiro (1970-2016)”. Boletim GEMAA, n. 2, 2017. Disponível em http://gemaa.iesp.uerj.br/wpcontent/uploads/2017/06/Boletim_Final7.pdf. Acesso em 03/05/2023.

MEUEL, David. Women Film Editors: Unseen Artists of American Cinema. Jefferson: McFarland & Company, 2016.

MICHELSON, Annette. “The Kinetic Icon in the Work of Mourning: Prolegomena to the Analysis of a Textual System”. October, v. 52, p. 17-39, 1990.

MISSERO, Dalila. “Titillating Cuts”. Feminist Media Histories, v. 4, n. 4, p. 57-82, 2018.

MORETTIN, Eduardo. “Acervos fílmicos, imagem-documento e cinema de arquivo: cruzamentos históricos”. In: SOUSA, Ramayana; BRANDÃO, Alessandra (Orgs.). A Sobrevivência das Imagens. Campinas: Papirus, 2015. p. 87-102.

MULVEY, Laura. “Visual Pleasure and Narrative Cinema”. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-18, 1975.

MULVEY, Laura. Fetishism and Curiosity. London: BFI/Indiana University Press, 1996.

MULVEY, Laura. Death 24x a second: stillness and the moving image. Londres: Reaktion Books, 2006.

PEARLMAN, Karen; HEFTBERGER, Adelheid. “Editorial: Recognising Women’s Work as Creative Work”. Apparatus. Film, Media and Digital Cultures in Central and Eastern Europe, n. 6, 2018.

PEARLMAN, Karen; MacKAY, John; SUTTON, John. “Creative Editing: Svilova and Vertov’s Distributed Cognition”. Apparatus. Film, Media and Digital Cultures in Central and Eastern Europe, n. 6, 2018.

RICHFORD, Rhonda. “Cannes: Cate Blanchett, Kristen Stewart Join Thierry Fremaux as He Signs Gender Parity Pledge”. The Hollywood Reporter, 14/05/2018. Movie News. Disponível em https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-news/cannes-cate-blanchett-kristen-stewart-join-thierry-fremaux-as-he-signs-gender-parity-pledge-1111531/. Acesso em 13/04/2022.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. “Regina Gomide Graz: modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 0, n. 45, p. 87, 2007.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. “Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan”. Revista Proa, v. 2, p. 1-19, 2010.

THOMPSON, Kristin. “Early alternatives to the Hollywood mode of production: Implications for Europe’s Avant-garde”. Film History, v. 5, p. 286-404, 1993.

WOOLF, Virginia. Um Teto Todo Seu. 1. ed. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Bastos Marcondes Machado, C. (2023). Montadoras como espectadoras. Revista Estudos Feministas, 31(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n387554

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.