Tradução intersemiótica e representação cultural em filmes brasileiros: uma construção narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2014v1n33p117Resumo
Este artigo apresenta a construção de um corpus multimodal, ou seja, um corpus formado por recursos audiovisuais. Neste caso, o corpus é construído a partir de dois filmes nacionais (Cidade de Deus e O Auto da Compadecida), tendo a imagem como fonte para a construção da narrativa nessas obras de ficção. O trabalho tem arcabouço teórico relacionado à Tradução Intersemiótica e à Representação Cultural com o objetivo de mostrar que, apesar de os filmes apresentarem linguagens específicas, retratando o povo brasileiro em contextos espaço-temporais específicos, a compreensão da história narrada não é comprometida mesmo que haja necessidade de omissão da linguagem verbal nas legendas em inglês, pois as imagens são capazes de traduzir os fatos retratados, não causando perda de sentido ou falha na comunicação. Para o desenvolvimento do estudo, serão compiladas cenas dos dois filmes para serem analisadas em sequência e planos específicos, observando o tema abordado em cada filme e as informações culturais apresentadas em tais planos. A pesquisa a ser desenvolvida tem duas perspectivas: i) a compilação e construção de um corpus multimodal de imagens fílmicas que represente culturalmente o Brasil, independentemente do contexto regional e temporal; ii) descrição da representação cultural retratada nas imagens fílmicas em contexto nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).