Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor.

Autores

  • José Luiz Vila Real Gonçalves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ingrid Trioni Nunes Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa que vem levantando informações sobre programas e currículos de cursos de tradução em diversos países, buscando as suas possíveis relações com os perfis de competência do tradutor propostos pela literatura especializada. A principal motivação deste trabalho foi a aparente falta de consenso em relação aos contornos teóricos e didático-metodológicos para a formação do tradutor profissional, observada não só por meio de leituras e pesquisas, mas também da nossa vivência no campo acadêmico e profissional da tradução.

Biografia do Autor

José Luiz Vila Real Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras Licenciatura Em Português Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992) , graduação em Letras Bacharelado Em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (1991) , mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução, Competência Tradutória, Teoria da Relevância, Ciências Cognitivas. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ingrid Trioni Nunes Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e graduação em Bacharelado Em Letras Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) . Atualmente é Mestranda da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-30

Edição

Seção

Artigos