Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor.

José Luiz Vila Real Gonçalves, Ingrid Trioni Nunes Machado

Resumo


Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa que vem levantando informações sobre programas e currículos de cursos de tradução em diversos países, buscando as suas possíveis relações com os perfis de competência do tradutor propostos pela literatura especializada. A principal motivação deste trabalho foi a aparente falta de consenso em relação aos contornos teóricos e didático-metodológicos para a formação do tradutor profissional, observada não só por meio de leituras e pesquisas, mas também da nossa vivência no campo acadêmico e profissional da tradução.

Palavras-chave


ensino-aprendizagem de tradução, cursos de tradução, formação de tradutores, competência tradutória/competência do tradutor, perfil do profissional de tradução.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Cadernos de Tradução, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 2175-7968.