Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor.

Autori

  • José Luiz Vila Real Gonçalves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ingrid Trioni Nunes Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa que vem levantando informações sobre programas e currículos de cursos de tradução em diversos países, buscando as suas possíveis relações com os perfis de competência do tradutor propostos pela literatura especializada. A principal motivação deste trabalho foi a aparente falta de consenso em relação aos contornos teóricos e didático-metodológicos para a formação do tradutor profissional, observada não só por meio de leituras e pesquisas, mas também da nossa vivência no campo acadêmico e profissional da tradução.

Biografie autore

José Luiz Vila Real Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras Licenciatura Em Português Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992) , graduação em Letras Bacharelado Em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (1991) , mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução, Competência Tradutória, Teoria da Relevância, Ciências Cognitivas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ingrid Trioni Nunes Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e graduação em Bacharelado Em Letras Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) . Atualmente é Mestranda da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Pubblicato

2006-04-30

Come citare

Gonçalves, J. L. V. R., & Machado, I. T. N. (2006). Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor. Cadernos De Tradução, 1(17), 45–69. https://doi.org/10.5007/%x