A metalexicografia pedagógica.

Autores

  • Magali Sanches Duran UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto – SP
  • Claudia Maria Xatara UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

dicionários bilíngües, lexicografia pedagógica, metalexicografia.

Resumo

Hoje as técnicas de confecção de dicionários já se encontram descritas, desde as diversas possibilidades de escolha e organização das entradas, até os mínimos componentes da microestrutura. No entanto, ainda existe um grande desafio para a Lexicografia Bilíngüe Pedagógica: descobrir como utilizar essas técnicas para satisfazer as necessidades dos aprendizes de línguas estrangeiras. Inspirado por tal desafio, este artigo reúne e discute uma série de subsídios para empreendimentos lexicográficos bilíngües pedagógicos.

Biografia do Autor

Magali Sanches Duran, UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto – SP

possui graduação em Bacharelado Em Letras Com Habilitação Em Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), especialização em Administração de Empresas (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas (1991) e mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: dicionário semibilíngüe, lexicografia pedagógica e dicionários.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Claudia Maria Xatara, UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto – SP

Possui graduação em Bacharelado em Letras Com Habilitação de Tradutor pela UNESP-SJRP (1983), mestrado (1994) e doutorado (1998) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara e pós-doutorado pela Université de Nancy 2-França (2005). Atualmente é assistente-doutor da UNESP-SJRP e tradutora juramentada de francês. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicografia, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão idiomática, fraseologia da língua comum, tradução e dicionários especiais. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-30

Edição

Seção

Artigos