Efeitos da transferência de tecnologia de Universidades Norte Americana e Brasileiras no capital humano ténico e científico

Daniela Althoff Philippi, Emerson Antonio Maccari

Resumo


O artigo trata de pesquisa cujo objetivo foi verificar os efeitos de processos de TT-UE no Brasil e nos EUA no capital humano técnico e científico. Destaca-se o interesse das organizações em buscarem conhecimento em universidades como fonte de desenvolvimento tecnológico. Os cultivares têm potencial para contribuir no atendimento à demanda crescente de alimentos. A transferência de tecnologia entre universidade e empresa (TT-UE) gera benefícios diversos, dentre os quais o de capital humano científico e técnico (Bozeman, 2000), que nem sempre é objeto de pesquisa, apesar de relevante. Com estudo multi casos, revelaram-se diferenças entre os casos nos contextos nacionais de inovação e que capital humano técnico e científico pode e deve ser estudado no longo prazo, estendendo-se à criação de redes de conhecimento, além de incluir a observação da habilidade de comunicação entre academia e organizações, contribuindo para maior percepção dos efeitos da TT U-E, especialmente de cultivares.

Palavras-chave


Inovação

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.