Percepção do Stakeholder Docente sobre si e o seu nível de conhecimento da Governança em uma Instituição de Ensino Superior Privada
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e76481Palavras-chave:
Governança de Instituição de Ensino Superior, Instituições de Ensino Superior, Papéis dos Docentes, Stakeholder docenteResumo
Esta pesquisa identificou a percepção dos docentes sobre serem stakeholders de uma instituição de ensino superior e seu nível de conhecimento sobre essa governança nas diferentes posições estratégicas. A escassez de estudos que identifiquem a relação envolvendo a participação docente na governança de uma instituição de ensino superior privada no contexto brasileiro faz com que esse estudo seja necessário. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo descritivo. Foi adotada a estratégia de estudo de caso único e realizada pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, sendo oito sujeitos, docentes, sendo alguns na alta gestão. Os resultados mostraram que a IES estudada não possui um sistema de governança sistematizado, mas possui predisposição em termos de estrutura e práticas para o seu desenvolvimento e atuação do stakeholder docente nela. Além disso, foi constatado também os papéis do docente na governança da instituição privada enfatizados pelos sujeitos entrevistados.Referências
ALCADIPANI, R.; BRESLER, R. McDonaldização do ensino no Brasil. Carta Capital, São Paulo: 1999.
ALMEIDA FILHO, N. A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior: colleges vs. Vikings. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 32, n. 32, july 2016. ISSN 1646-401X. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5508 . Acesso em: 18 abr. 2019.
ANDERSON, G. L.; DONCHIK, L. M. Privatizing schooling and policy making: the american legislative exchange council and new political and discursive strategies of education governance. Education Policy. v. 30, n. 2, p. 322-364, 2016. https://doi.org/10.1177/0895904814528794
ASTIN, A. W.; ASTIN, H. S. Leadership Reconsidered: engaging higher education in social change. Michigan: W. K. Kellogg Foundation, 2000. 114 p.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. 226 p.
BAUER, M. et al. Sustainability governance at universities: using a governance equalizer as a research heuristic. Higher Education Policy. v. 31, n. 1, p. 491-511, 2018. https://doi.org/10.1057/s41307-018-0104-x
BEJOU, D.; BEJOU, A. Shared Governance: The Key to Higher Education Equilibrium. Journal of Relationship Marketing, v. 15, n. 1-2, p. 54-61, abr. 2016. https://doi.org/10.1080/15332667.2015.1091630
BERLE, A. A.; MEANS, G. C. The Modern Corporation and Private Property. New York: Macmillan Publishing Co., 1932.
BEXLEY, E.; JAMES, R.; ARKOUDIS, S. The Australian Academic Profession in Transition: addressing the challenge of reconceptualising academic work and regenerating the academic workforce. Camberra: Department of Employment, Education and Workplace Relations, 2011.
BRASIL. SINAES. Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Brasília. Legislação Federal. DOU 15/04/2004.
CHUNG, B. G. et al. Global Governance of Education and Training: as reviewed from jomtien via incheon to New York. Asia Pacific Education Review. v. 19, n. 3, p. 3319-336, 2018. https://doi.org/10.1007/s12564-018-9544-7
CLARK, B. R. The Higher Education System. Academic Organization in Cross-National Perspective. London: University of California Press Berkeley and Los Angeles, 1983. https://doi.org/10.1525/9780520340725
CLARK, B. R. The Entrepreneurial University: demand and response. Tertiary Education and Management, v. 4, n. 1, p. 5-16, 1998. https://doi.org/10.1007/BF02679392
CORSON, J. J. The Modernization of the University: The impact of function on governance. In: The Invitational Seminar on Restructuring College and University Organization and Governance. The Journal of Higher Education, v. 42, n. 6, p. 430-441, jun. 1971. https://doi.org/10.1080/00221546.1971.11774871
DE BOER, H.; ENDERS, J; SCHIMANK, U. Comparing Higher Education Governance Systems in Four European Countries. In: SOGUEL, N. C.; JACCARD, P. (eds.). Governance and Performance of Higher Education Systems. Dordrecht: Springer, p.35-54, 2008. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6446-3_3
DEL FAVERO, M. Faculty-Administrator Relationships as Integral to High-Performing Governance Systems: new frameworks for study. American Behavioral Scientist, v. 46, n. 7, p. 902-922, mar. 2003. https://doi.org/10.1177/0002764202250119
DIDBEN, A. J. Facultymanship. Liberal Education, v. 48, p. 371-382, out. 1962.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The Stakeholder Theory of the Corporation: concepts, evidence, and implications. The Academy of Management Review, v. 20, n. 1, jan. 1995. p. 65-91. https://doi.org/10.5465/amr.1995.9503271992
EZZAMEL, M.; REED, M. Governance: a code of multiple colors. Human Relations, v. 61, n. 5, p. 597-615, 2008. https://doi.org/10.1177/0018726708092316
FINKELSTEIN, M.; JU, M.; CUMMINGS, W. K. The United States of America: perspectives on faculty governance. In: LOCKE, W.; CUMMINGS, W. K.; FISCHER, D. (eds.). Changing Governance and Management in Higher Education: the perspectives of the academy. Dordrecht: Springer, 2011. p. 199-222. https://doi.org/10.1007/978-94-007-1140-2_10
FOUCAULT, M. Power/Knowledge: selected interviews and other writings 1972-1977. Bibliography: (edited by GORDON, C.; translated by GORDON, C.; MARSHALL, L.; MEPHAM, J.; SOPER, K.). New York: Pantheon Books, 1980. 270 p.
FREEMAN, R. E. Strategic Management: a stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984. https://doi.org/10.2139/ssrn.263511
FREEMAN, R. E.; MCVEA, J. F. A Stakeholder Approach to Strategic Management. Social Science Research Network, n. 1, jan. 2001. p. 1-32.
GAYLE, D. J.; TEWARIE, B.; WHITE JR., A. Q. Governance in the Twenty-First-Century University: approaches to effective leadership and strategic management. Association for the Study of Higher Education-Educational Resources Information Center (ASHE-ERIC Higher Education Report), v. 30, n. 1, 2003.
GERBER, L. G. Inextricably linked: shared governance and academic freedom. Academe, v. 87, n. 3, p. 22-24, 2001. https://doi.org/10.2307/40252014
GORDON, G.; WHITCHURCH, C. Managing Human Resources in Higher Education: the implications of a diversifying workforce. Higher Education Management and Policy: v. 19, n. 2, p. 135-155, 2007. https://doi.org/10.1787/hemp-v19-art14-en
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 4. ed. IBGC: São Paulo, 2009, 73 p.
JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Teoria da firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. Revista de Administração de Empresas – RAE Clássicos, v. 48, n. 2, p. 87-125, abr./jun. 2008. https://doi.org/10.1590/S0034-75902008000200013
KRETEK, P. M.; DRAGSIC, Z.; KEHM, B. M. Transformation of University Governance: on the role of university board members. Higher Education, v. 65, jan. 2013. https://doi.org/10.1007/s10734-012-9580-x
LAZZERETTI, L; TAVOLETTI E. Governance Shifts in Higher Education: a cross-national comparison. European Educational Research Journal, v. 5, n. 1, p. 18-37, 2006.
LIMA, C. H. P.; PEREIRA, G. B.; VIEIRA, A. Papéis Sociais no Ensino Superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 16, jul./dez. 2006, p. 1-27.
LOURENÇO, R. T.; MANO, M. Os Stakeholders e as Instituições de Ensino Superior. In: CONFERÊNCIA FORGES, 4, Luanda e Lubando, 19-21 nov. 2014, Anais... p. 1-16.
MENASHY, F. Multi-stakeholder aid to education: power in the context of partnership. Globalisation, Societes and Education. v. 16, n. 1, p. 13-26, 2017. https://doi.org/10.1080/14767724.2017.1356702
MENDONÇA NETO, O. R.; ANTUNES, M. T. P.; VIEIRA, A. M. Controle do trabalho docente: Provocações Foucaultianas para Análise da Gestão Universitária. Revista Avaliação. Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 665-683, nov. 2015. https://doi.org/10.1590/S1414-40772015000300006
MOK, KH.; WELCH, A.; KANG, Y. Government innovation policy and higher education: the case of Shenzhen, China. Journal of Higher Education Policy and Management. 2019, p. 1-20. https://doi.org/10.1080/1360080X.2019.1701851
NATIONAL COMMITTEE OF INQUIRY INTO HIGHER EDUCATION (NCIHE). Higher Education in the Learning Society: Report of the National Committee, 1997. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/ncihe . Acesso em: 15 jun. 2016.
NIEDLICH, S. et al. Cultures of sustainability governance in higher education institutions: a multi‐case study of dimensions and implications. Higher Education Quarterly. 2019, p. 1-18. https://doi.org/10.1111/hequ.12237
NORREKLIT, L.; JACK, L.; NORREKLIT, H. Moving towards digital governance of university scholars: instigating a post truth university culture. Journal of Management and Governance, n. 4, 2019. https://doi.org/10.1007/s10997-019-09489-7
NTIM, C. G.; SOOBAROYEN, T.; BROAD, M. T. Governance structures, voluntary disclosures and public accountability: the case of UK higher education institutions ", Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 30, n. 1, p. 65 – 118, 2017. https://doi.org/10.1108/AAAJ-10-2014-1842
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Governance and Quality Guidelines in Higher Education: a review of governance arrangements and quality assurance guidelines. Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico: Paris, 2010, 114 p.
OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELLOS, M. M. M. A Formação Pedagógica Institucional para a Docência na Educação Superior. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, v.15, n.39, p. 1011-1024, out. /dez. 2011. https://doi.org/10.1590/S1414-32832011005000024
OPORTO, A. C. Stakeholders e seu Impacto na Gestão Estratégica: um estudo em uma organização universitária. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, 14, Florianópolis, 3-5 dez. 2014, Anais... p. 1-13.
PILLSBURY, W. B. Biographical Memoir of James Mckeen Cattell. National Academy of Sciences, memórias, v. 25, 16 p., inverno, 1947.
RHODES, R. A. W. The New Governance: governing without government. Political Studies, n. 44, p. 652-667, set. 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-9248.1996.tb01747.x
ROSSETTI, J. P.; ANDRADE, A. Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ROWLANDS, J. What is Academic Governance? In: Academic Governance in the Contemporary University. Warrnambool: Springer, 2017. p. 47-69. https://doi.org/10.1007/978-981-10-2688-1_3
SANTOS, A. et al. Governance: concepts and emergence in Brazilian education. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 93, p. 939-967, out. / dez. 2016. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400008
SHATTOCK, M. Re-Balancing Modern Concepts of University Governance. Higher Education Quarterly, v. 56, n. 3, p. 235–244, jul. 2002. https://doi.org/10.1111/1468-2273.00215
SILVA, M. C. C.; SANTOS, J. F. Governança nas Instituições de Ensino Superior: o caso da Universidade Federal de Pernambuco. In: Seminário UFPE em Ciências Contábeis, 10. Recife – Anais... Recife, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), 2016.
TRAKMAN, L. Modelling University Governance. Higher Education Quarterly, v. 62, n. 1 e 2, p 63-83, jan. /abr. 2008. https://doi.org/10.1111/j.1468-2273.2008.00384.x
TROW, M. Conceptions of the University: The Case of Bekerley. The American Behavioral Scientist, p.14-21, mai. /jun. 1968. https://doi.org/10.1177/000276426801100504
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO); CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CNE); MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). SPELLER, P.; ROBL, F.; MENEGHEL, S. M. (Orgs.). Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década. Brasilia: UNESCO, CNE, MEC, 2012. 164 p.
WILLIAMSON, O. E. Economics and Organization: a primer. California Management Review, v. 38, n. 2, p. 131-146, 1996. https://doi.org/10.2307/41165836
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Administração

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.