Motivações e ações sustentáveis implementadas por empreendedores nas dimensões econômica, ambiental e social: estudo de casos múltiplos em micro e pequenos negócios
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e87140Palavras-chave:
Empreendedorismo sustentável, Ação empreendedora, Motivações empreendedoras, SustentabilidadeResumo
Contextualização: O empreendedorismo sustentável, que integra práticas sustentáveis nos negócios, é um subcampo atual e relevante da pesquisa em empreendedorismo, considerando impactos econômicos, ambientais e sociais.
Lacuna e Questão de Pesquisa: Apesar do crescente interesse no empreendedorismo sustentável, pouco se sabe sobre as motivações e ações específicas de empreendedores de micro e pequenos negócios. A questão norteadora deste estudo é: quais são as motivações e ações sustentáveis adotadas por esses empreendedores nas dimensões econômica, ambiental e social?
Objetivo: O objetivo principal é investigar as motivações e ações sustentáveis dos empreendedores de micro e pequenos negócios, considerando as três dimensões da sustentabilidade. Isso será feito desenvolvendo categorias e elementos de análise a partir de um modelo conceitual e aplicando-os em uma pesquisa empírica.
Metodologia: Este estudo utiliza uma abordagem fenomenológica e interpretativa, sendo exploratório e descritivo. A estratégia de múltiplos casos é adotada para coletar dados através de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta não participante. Seis negócios na Grande Aracaju foram selecionados por suas características sustentáveis.
Contribuições/Resultados Esperados: Espera-se que este estudo forneça insights sobre as motivações e ações sustentáveis dos empreendedores de micro e pequenos negócios, contribuindo para a compreensão do empreendedorismo sustentável. Os resultados podem destacar desafios enfrentados pelos empreendedores e áreas de progresso em práticas sustentáveis, proporcionando uma base para futuras pesquisas e intervenções práticas.
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