Indicadores de desempenho do processo de reformulação dos projetos acadêmicos da UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89826

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho, Gestão de processos, Plano de trabalho, Projeto acadêmico

Resumo

Objetivo: Objetivou-se criar um sistema de mensuração do processo de reformulação do plano de trabalho e do plano de aplicação dos recursos financeiros dos projetos acadêmicos da UFRN.

Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimento técnico a pesquisa-ação, na qual foram adotadas oficinas, análise documental, observação participante e análise de conteúdo.

Originalidade/relevância: A organização pública deve gerir seus processos, promovendo mais eficiência, eficácia e agilidade, para que possa oferecer melhor retorno aos stakeholders, contribuindo para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.

Principais resultados: Foi realizada uma modelagem do processo de reformulação (as-is), resultando na proposição de cinco indicadores-chave de desempenho. Durante a discussão sobre os indicadores, algumas melhorias, que darão maior eficiência ao processo, foram identificadas e já implementadas. A transformação dos processos ficou evidente, antes mesmo da implementação dos indicadores, permitindo melhor prestação de serviços e maior alinhamento aos objetivos organizacionais.

Contribuições teóricas: O estudo demonstra como a criação colaborativa de sistemas de mensuração e indicadores de desempenho pode melhorar processos em instituições públicas. A aplicação do BPMN e a ação participativa reforçam a importância da modelagem para a eficiência e alinhamento organizacional.

Contribuições para a gestão: O estudo mostra como a implementação de indicadores melhora a eficiência, reduz o retrabalho e aumenta a produtividade. Ao promover processos mais claros e menos burocráticos, o estudo contribui para maior satisfação dos usuários e comprometimento dos funcionários na gestão pública.

Biografia do Autor

Janilda Silva Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Gestão de Processos Institucionais pela UFRN. Bacharel em Ciência da Computação pela UFPB, Tecnóloga em Gestão Pública pelo IFRN. Trabalhou como Analista de Sistemas da então TELEBRAS, atuou como Gestora do Processo de Emissão de Documentos Oficiais dos DETRANs dos estados do RN, PB, CE e RO. Atualmente servidora da UFRN atuando nos processos de aditivos a instrumentos jurídicos acadêmicos na UFRN.

Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Administradora, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Administração. Possui experiência como Diretora Administrativa Financeira no CRA/RN, Consultora do IEL/RN, Coordenadora de curso de Administração, de Pesquisa e Inovação e de cursos da UAB, dentre outros. Atualmente é Professora do IFRN – Campus Natal Central. Desenvolve consultorias para a Incubadora Tecnológica Natal Central – ITNC e é líder da base de pesquisa “Estudos Organizacionais e Cooperação”, na qual desenvolve projetos de pesquisas e de extensão na área de Administração, com ênfase em Gestão de Processos, Logística e Marketing.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Souza, J. S., & Tacconi, M. de F. F. da S. (2024). Indicadores de desempenho do processo de reformulação dos projetos acadêmicos da UFRN. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–30. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89826

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