Indicadores de desempenho do processo de reformulação dos projetos acadêmicos da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89826Palavras-chave:
Indicadores de desempenho, Gestão de processos, Plano de trabalho, Projeto acadêmicoResumo
Objetivo: Objetivou-se criar um sistema de mensuração do processo de reformulação do plano de trabalho e do plano de aplicação dos recursos financeiros dos projetos acadêmicos da UFRN.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimento técnico a pesquisa-ação, na qual foram adotadas oficinas, análise documental, observação participante e análise de conteúdo.
Originalidade/relevância: A organização pública deve gerir seus processos, promovendo mais eficiência, eficácia e agilidade, para que possa oferecer melhor retorno aos stakeholders, contribuindo para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.
Principais resultados: Foi realizada uma modelagem do processo de reformulação (as-is), resultando na proposição de cinco indicadores-chave de desempenho. Durante a discussão sobre os indicadores, algumas melhorias, que darão maior eficiência ao processo, foram identificadas e já implementadas. A transformação dos processos ficou evidente, antes mesmo da implementação dos indicadores, permitindo melhor prestação de serviços e maior alinhamento aos objetivos organizacionais.
Contribuições teóricas: O estudo demonstra como a criação colaborativa de sistemas de mensuração e indicadores de desempenho pode melhorar processos em instituições públicas. A aplicação do BPMN e a ação participativa reforçam a importância da modelagem para a eficiência e alinhamento organizacional.
Contribuições para a gestão: O estudo mostra como a implementação de indicadores melhora a eficiência, reduz o retrabalho e aumenta a produtividade. Ao promover processos mais claros e menos burocráticos, o estudo contribui para maior satisfação dos usuários e comprometimento dos funcionários na gestão pública.
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