Formação de estratégias de financiamento das universidades públicas brasileiras: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99485

Palavras-chave:

Universidade pública, Financiamento universitário, Estratégia, Decisão, Conflito

Resumo

Objetivo: Analisar a formação e os tipos de estratégias presentes no processo de financiamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apoiando-se nos conceitos de estratégias deliberadas e emergentes de Mintzberg e Waters (1985).

Metodologia/abordagem: Foi conduzido um estudo de caso explanatório na UFRGS, aplicando a metodologia de análise temática para interpretação dos resultados.

Originalidade/relevância: Este estudo investigou o processo de formação das estratégias de financiamento no âmbito das universidades públicas brasileiras considerando as diferentes concepções e conflitos que emergem nos processos formativos. Assim, são fornecidas informações que enriquecem a discussão em contextos de redução na participação relativa de recursos de fonte do Tesouro Nacional no orçamento das universidades federais.

Principais resultados: No financiamento da UFRGS, coexistem estratégias relacionadas ao Financiamento Orçamentário e estratégias relacionadas ao Financiamento Externo, apresentando diferenças significativas em suas formações. Ao investigar padrões em fluxos de decisões e ações, percebe-se diferentes tipos de estratégia, além da presença de conflito e de sistemas de influência que podem se relacionar com as estratégias efetivamente realizadas.

Contribuições teóricas: Integrando teorias sobre formação de estratégias, modelos de decisão e sistemas de influência, analisamos a formação de estratégias de financiamento de uma universidade pública federal, considerando como conflitos emergentes podem interferir o fluxo de decisões e ações e, consequentemente, as estratégias realizadas. 

Contribuições para a gestão: São fornecidas reflexões sobre a formulação de estratégias de financiamento e sobre a necessidade de considerar o papel da universidade e as diferentes concepções da comunidade acadêmica nesse processo.

Biografia do Autor

Roger de Bem Jaeger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador Convidado na Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Mestre em Administração (UFRGS). Especialista em Perícia e Auditoria (UFRGS). Servidor Público Federal (PROPLAN/UFRGS).

Takeyoshi Imasato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é Diretor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mandato 2018-2022). Exerceu o cargo de chefe no Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFRGS) pelo período de 2014 a 2017.

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

Jaeger, R. de B., & Imasato, T. (2024). Formação de estratégias de financiamento das universidades públicas brasileiras: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–34. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99485

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