Formação de estratégias de financiamento das universidades públicas brasileiras: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99485Palavras-chave:
Universidade pública, Financiamento universitário, Estratégia, Decisão, ConflitoResumo
Objetivo: Analisar a formação e os tipos de estratégias presentes no processo de financiamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apoiando-se nos conceitos de estratégias deliberadas e emergentes de Mintzberg e Waters (1985).
Metodologia/abordagem: Foi conduzido um estudo de caso explanatório na UFRGS, aplicando a metodologia de análise temática para interpretação dos resultados.
Originalidade/relevância: Este estudo investigou o processo de formação das estratégias de financiamento no âmbito das universidades públicas brasileiras considerando as diferentes concepções e conflitos que emergem nos processos formativos. Assim, são fornecidas informações que enriquecem a discussão em contextos de redução na participação relativa de recursos de fonte do Tesouro Nacional no orçamento das universidades federais.
Principais resultados: No financiamento da UFRGS, coexistem estratégias relacionadas ao Financiamento Orçamentário e estratégias relacionadas ao Financiamento Externo, apresentando diferenças significativas em suas formações. Ao investigar padrões em fluxos de decisões e ações, percebe-se diferentes tipos de estratégia, além da presença de conflito e de sistemas de influência que podem se relacionar com as estratégias efetivamente realizadas.
Contribuições teóricas: Integrando teorias sobre formação de estratégias, modelos de decisão e sistemas de influência, analisamos a formação de estratégias de financiamento de uma universidade pública federal, considerando como conflitos emergentes podem interferir o fluxo de decisões e ações e, consequentemente, as estratégias realizadas.
Contribuições para a gestão: São fornecidas reflexões sobre a formulação de estratégias de financiamento e sobre a necessidade de considerar o papel da universidade e as diferentes concepções da comunidade acadêmica nesse processo.
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