Freire-CTS e/ou CTS-Freire?

contribuições para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90133

Palavras-chave:

Abordagem temática, Investigação temática, Tema gerador, Educação CTS, Participação social

Resumo

Apresentaram-se e discutiram-se aproximações e distanciamentos sobre a Abordagem Temática Freireana e a Educação CTS no Ensino de Ciências, reconhecendo terminologias distintas: Freire-CTS e CTS-Freire. Com base nesses referenciais, realizou-se a pesquisa bibliográfica de obras e publicações em periódicos, referentes a processos educativos e formativos. Considerou-se a escolha da temática, na qual a origem dos temas em Freire e em CTS é diferente, sobretudo, pela realização ou ausência do processo de Investigação Temática, bem como o foco das discussões e dos contextos abordados, em que as problemáticas assumem abrangências locais ou globais e, a depender da intencionalidade da proposta a ser desenvolvida, limitam-se a problematizações no campo científico-tecnológico ou considerando os múltiplos setores da sociedade. Argumenta-se sobre a importância de articular esses referenciais, almejando processos educativos e formativos mais críticos e que promovam a participação social.

Biografia do Autor

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (UNIPAMPA), com financiamento FAPERGS/CAPES - Edital 18/2020. Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior - UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA). Professor ebtt substituto de química no instituto federal de educação, ciência e tecnologia sul-rio-grandense (ifsul) campus bagé-rs.

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Ensino de Ciências na Educação do Campo (UNIPAMPA); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA). Professor da rede municipal de ensino de Dom Pedrito-RS, atuando como supervisor de Ciências.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos