Freire-CTS e/ou CTS-Freire?
contribuições para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90133Schlagworte:
Abordagem temática, Investigação temática, Tema gerador, Educação CTS, Participação socialAbstract
Apresentaram-se e discutiram-se aproximações e distanciamentos sobre a Abordagem Temática Freireana e a Educação CTS no Ensino de Ciências, reconhecendo terminologias distintas: Freire-CTS e CTS-Freire. Com base nesses referenciais, realizou-se a pesquisa bibliográfica de obras e publicações em periódicos, referentes a processos educativos e formativos. Considerou-se a escolha da temática, na qual a origem dos temas em Freire e em CTS é diferente, sobretudo, pela realização ou ausência do processo de Investigação Temática, bem como o foco das discussões e dos contextos abordados, em que as problemáticas assumem abrangências locais ou globais e, a depender da intencionalidade da proposta a ser desenvolvida, limitam-se a problematizações no campo científico-tecnológico ou considerando os múltiplos setores da sociedade. Argumenta-se sobre a importância de articular esses referenciais, almejando processos educativos e formativos mais críticos e que promovam a participação social.
Literaturhinweise
ALMEIDA, E. S. A Investigação temática na perspectiva da articulação Freire-CTS. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.
ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. Organização curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a Educação em Ciências. Revista Ensaio, v. 21, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11994. Último acesso em: 03 abr. 2022.
ALMEIDA, E. S.; STRIEDER, R. B. Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33278. Último acesso em: 03 abr. 2022.
AULER, D. Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. Contexto & Educação, n. 77, p. 167-188, 2007a. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089. Último acesso em: 14 dez. 2022.
AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba: Appris, 2018.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 01-20, 2007b. Disponível em: https://www.academia.edu/34380774/ENFOQUE_CI%C3%8ANCIA_TECNOLOGIA_SOCIEDADE_PRESSUPOSTOS_PARA_O_CONTEXTO_BRASILEIRO. Último acesso em: 14 dez. 2022.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37915. Último acesso em: 03 abr. 2022.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio, v. 3, n. 1, p. 105-115, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db/?lang=pt. Último acesso em: 19 dez. 2022.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do Pensamento Latino-Americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193542556003.pdf. Último acesso em: 02 abr. 2022.
BONFIM, V.; ASSUNÇÃO, J.; BOMFIM, M. G.; ARCANJO, J. R. L.; GEHLEN, S. T. O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA. Linhas Críticas, v. 25, n. u, p. 171-202, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011. Último acesso em: 03 abr. 2022.
CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 263-291, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p263. Último acesso em: 03 abr. 2022.
DAGNINO, R. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas: Unicamp, 2008.
DAGNINO, R. O que é o PLACTS (Pensamento Latino-americano em Ciência,Tecnologia e Sociedade)? Ângulo, v. 140, p. 47-61, jan./mar., 2015.
DALMOLIN, A. M. T.; ROSO, C, C. Paulo Freire (re)inventando a educação em ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/freireglobalconference-2018/papers/paulo-freire-%28re%29inventando-a-educacao-em-ciencias. Último acesso em: 03 abr. 2022.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
DELIZOICOV, D.; AULER, D. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria, v. 4, n. 2, p. 247-273, 2011. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690. Último acesso em: 03 abr. 2022.
DELIZOICOV, D.; GEHLEN, S. T.; IBRAIM S. S. Centenário Paulo Freire: Contribuições do Ideário Freireano para a Educação em Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/36079. Último acesso em: 03 abr. 2022.
DIONYSIO, R. B.; CHRISPINO, A.; CARVALHO, A. P. M.; MENEZES, R. F. A.; XAVIER, G. P. O. Representatividade de Paulo Freire no Ensino de CTS brasileiro: olhares por meio da análise de redes sociais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 460-476, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14895. Último acesso em: 03 abr. 2022.
FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H. Temática Agrotóxico na Prática Pedagógica de Professoras de Ciências: Das Compreensões às Possibilidades de Intervenção. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 1307-1337, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/21454. Último acesso em: 19 dez. 2022.
FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 385-400, 2019a. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6136. Último acesso em: 04 maio 2022.
FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Práticas educativas pautadas por temas Freire-CTS: indicativos de pesquisas em Educação em Ciências. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 136-151, 2019b. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1040. Último acesso em: 04 maio 2022.
FONSECA, E. M.; TADEU, T. S. A.; MARASCHIN, A. A.; LINDEMANN, R. H. Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, n. u, p. e33532, 1–, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33532. Último acesso em: 19 dez. 2022.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREITAS, W. P. S.; QUEIRÓS, W. P. O uso de audiovisuais problematizadores no processo de investigação temática como meio para obtenção do tema gerador. Revista Ensaio, v. 22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/k98V3M9CkNPBtPctwKnm7Gb/?lang=pt. Último acesso em: 03 abr. 2022.
GARCIA, M. I. G.; CEREZO, J. A. L.; LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Avanços alcançados por professores na implementação da abordagem temática em uma escola pública estadual do interior do RS. Educação em Revista, v. 32, n. 3, p. 189-216, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/zgrBtKh7T9SZ3VQNWq5zQcx/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 03 abr. 2022.
GÓES, A. C. S.; BORIM, D. C. D. E.; KAUFMAN, D.; SANTOS, A. C. C.; SIQUEIRA, A. E.; VALLIM, M. A. A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência & Educação, v. 24, n. 3, p. 563-580, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/F9SXgtKWHhzQhH7LBvLs39k/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 28 abr. 2022.
HANSEN, T. R.; MARSANGO, D.; SANTOS, R. A. Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, edição especial, n. 2, p. 118–129. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885. Último acesso em: 03 abr. 2022.
LUZ, R.; ALMEIDA, E. S.; ALMEIDA, R. O. Educação Ambiental e Educação CTS numa perspectiva freireana: a necessária superação da contradição entre conservação e desenvolvimento. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 162–189, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1873. Último acesso em: 06 abr. 2022.
MAGOGA, T. F.; SCHNEIDER, T. M.; CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. A escolha dostemas em práticas educativas baseadas na abordagem temática. Vivências: Revista Eletrônicade Extensão da URI, v. 11, n. 21, p. 10-22, 2015. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_021/artigos/pdf/Artigo_01.pdf. Últimoacesso em: 05 abr. 2022.
MARASCHIN, A. A. Problematização do cotidiano de estudantes da zona rural no contextodo residência pedagógica: a temática leite e o ensino de química. Trabalho de Conclusão deCurso em Licenciatura em Química – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019.MARASCHIN, A. A.; LINDEMANN, R. H. Articulações entre CTS e Freire na educação emciências: proposições e discussões evidenciadas entre 2006-2020. Góndola, Enseñanza yAprendizaje de las Ciencias, v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/18851. Último acesso em: 01 jan. 2023.MILLI, J. C. L.; ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. A rede temática e o ciclo temático nabusca pela cultura de participação na educação CTS. Alexandria: Revista de Educação emCiência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 71-100, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p71.Último acesso em: 03 abr. 2022.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafiosa serem enfrentados na Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p.421-434, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4030. Último acesso em: 03 abr.2022.
NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e apedagogia de Paulo Freire com base para o ensino de ciências. Convergencia – Revista deCiencias Sociales, n. 42, p. 95-116, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006.Último acesso em: 03 abr. 2022.
NOVAIS, E. S. P.; FONSECA, K. N.; SOLINO, A. P.; SOUSA, P. S.; SILVA, R. M.;GEHLEN, S. T. O processo de redução temática na formação de professores em Iguaí-BA.Alexandria, v. 10, n. 2, p. 77-103, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n2p77.Último acesso em: 03 abr. 2022.
PANIZ, C. M; MUENCHEN, C. O estudo da realidade e os temas geradores no ensino deciências: reflexões sobre um processo vivenciado no contexto do PIBID. Ensino de Ciências eTecnologia em Revista - ENCITEC, v. 10, n. 1, p. 56-72, 2020. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/3028. Último acessoem: 05 abr. 2022.
POSSAMAI, L. A Pesquisa-ação como estratégia metodológica para os temas geradores nospressupostos freireano. In: DELIZOICOV, N. C.; STUANI, G. M.; CUNHA, S. L. (org.). Aatualidade das ideias de Paulo Freire. Toledo: Vivens, 2018. p. 303-334.RIBEIRO, R. D. R.; SILVA, J. M.; PEREIRA, D. N.; MARQUES, S. G.; MUENCHEN, C.Trilhando caminhos para o Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultosa partir de um Tema Gerador. Experiências em Ensino de Ciências - EENCI, v. 15, n. 3, p.375-387, 2020. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/790. Último acesso em: 06 abr.2022.
ROSA, S. E.; STRIEDER, R. B. Perspectivas para a Constituição de uma Cultura deParticipação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira de Pesquisa emEducação em Ciências, v. 21, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29619. Último acesso em: 03 abr.2022.
ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativasvinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação,v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. Disponívelem: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gm3VrdMVsD8rDBG4rNXpqcz/abstract/?lang=pt.Último acesso em: 03 abr. 2022.
SANTOS, W. L. P. A Química e a formação para a cidadania. Educación Química, v. 22, n.4, p. 300-305, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000400004.Último acesso em: 03 abr. 2022.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em umaperspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, 2007. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZACAO%20NO%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20MEI.pdf. Último acesso em: 03 abr. 2022.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagemC-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. RevistaEnsaio, v. 2, n. 2, p. 110-132, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/abstract/?lang=pt. Últimoacesso em: 03 abr. 2022.
SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. Pressupostos freireanos, CTS e PLACTS no ensino deciências: aproximações e distanciamentos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação emCiências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12803. Últimoacesso em: 02 abr. 2022.
SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falassignificativas às práticas contextualizadas. Tese de doutorado em Educação: Currículo –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.SILVA, R. M.; GEHLEN, S. T. Investigação Temática na formação de professores deCiências em Pau Brasil-BA: compreensões acerca de um tema gerador. Revista Ensaio, v. 18,n. 2, p. 147-169, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/MsrmGqM9Yr538zHzs5hn3tx/?lang=pt&format=html.Último acesso em: 03 abr. 2022.
SOUZA, B. C.; VALADARES, J. M. O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação, Bauru,v. 28, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?lang=pt. Último acesso em: 01 abr. 2022.
SOUZA, P. S.; BASTOS, A. P. S.; FIGUEIREDO, P. S.; GEHLEN, S. T. InvestigaçãoTemática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem TemáticaFreireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria, v. 7, n. 2, p. 155-177, 2014.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222. Últimoacesso em: 01 abr. 2022.
STRIEDER, R. B. Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação. Dissertação demestrado em Ensino de Ciências – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.STRIEDER, R. B. Abordagem CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas.Tese de doutorado em Ciências – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e PropósitosBrasileiros. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p27.Último acesso em: 03 abr. 2022.
STRIEDER, R. B.; WATANABE-CARAMELLO, G.; GEHLEN, S. T. Abordagem de Temasno Ensino Médio: compreensões de professores de física. Revista Ensaio, v. 14, n. 2, p. 153-169, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664.Último acesso em: 03 abr. 2022.
WERLANG, J.; PEREIRA, P. B. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência & Educação, v. 27, p. 1-19, 2021.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/V6zzq93CXN9b8R3TNZXbsqs/?lang=pt.Último acesso em: 05 abr. 2022.
Zusätzliche Dateien
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY