Freire-CTS e/ou CTS-Freire?

contribuições para o ensino de ciências

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90133

Schlagworte:

Abordagem temática, Investigação temática, Tema gerador, Educação CTS, Participação social

Abstract

Apresentaram-se e discutiram-se aproximações e distanciamentos sobre a Abordagem Temática Freireana e a Educação CTS no Ensino de Ciências, reconhecendo terminologias distintas: Freire-CTS e CTS-Freire. Com base nesses referenciais, realizou-se a pesquisa bibliográfica de obras e publicações em periódicos, referentes a processos educativos e formativos. Considerou-se a escolha da temática, na qual a origem dos temas em Freire e em CTS é diferente, sobretudo, pela realização ou ausência do processo de Investigação Temática, bem como o foco das discussões e dos contextos abordados, em que as problemáticas assumem abrangências locais ou globais e, a depender da intencionalidade da proposta a ser desenvolvida, limitam-se a problematizações no campo científico-tecnológico ou considerando os múltiplos setores da sociedade. Argumenta-se sobre a importância de articular esses referenciais, almejando processos educativos e formativos mais críticos e que promovam a participação social.

Autor/innen-Biografien

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (UNIPAMPA), com financiamento FAPERGS/CAPES - Edital 18/2020. Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior - UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA). Professor ebtt substituto de química no instituto federal de educação, ciência e tecnologia sul-rio-grandense (ifsul) campus bagé-rs.

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Ensino de Ciências na Educação do Campo (UNIPAMPA); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA). Professor da rede municipal de ensino de Dom Pedrito-RS, atuando como supervisor de Ciências.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA).

Literaturhinweise

ALMEIDA, E. S. A Investigação temática na perspectiva da articulação Freire-CTS. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. Organização curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a Educação em Ciências. Revista Ensaio, v. 21, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/11994. Último acesso em: 03 abr. 2022.

ALMEIDA, E. S.; STRIEDER, R. B. Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33278. Último acesso em: 03 abr. 2022.

AULER, D. Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. Contexto & Educação, n. 77, p. 167-188, 2007a. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089. Último acesso em: 14 dez. 2022.

AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba: Appris, 2018.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 01-20, 2007b. Disponível em: https://www.academia.edu/34380774/ENFOQUE_CI%C3%8ANCIA_TECNOLOGIA_SOCIEDADE_PRESSUPOSTOS_PARA_O_CONTEXTO_BRASILEIRO. Último acesso em: 14 dez. 2022.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37915. Último acesso em: 03 abr. 2022.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio, v. 3, n. 1, p. 105-115, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db/?lang=pt. Último acesso em: 19 dez. 2022.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do Pensamento Latino-Americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193542556003.pdf. Último acesso em: 02 abr. 2022.

BONFIM, V.; ASSUNÇÃO, J.; BOMFIM, M. G.; ARCANJO, J. R. L.; GEHLEN, S. T. O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA. Linhas Críticas, v. 25, n. u, p. 171-202, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011. Último acesso em: 03 abr. 2022.

CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 263-291, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p263. Último acesso em: 03 abr. 2022.

DAGNINO, R. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas: Unicamp, 2008.

DAGNINO, R. O que é o PLACTS (Pensamento Latino-americano em Ciência,Tecnologia e Sociedade)? Ângulo, v. 140, p. 47-61, jan./mar., 2015.

DALMOLIN, A. M. T.; ROSO, C, C. Paulo Freire (re)inventando a educação em ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/freireglobalconference-2018/papers/paulo-freire-%28re%29inventando-a-educacao-em-ciencias. Último acesso em: 03 abr. 2022.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

DELIZOICOV, D.; AULER, D. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria, v. 4, n. 2, p. 247-273, 2011. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690. Último acesso em: 03 abr. 2022.

DELIZOICOV, D.; GEHLEN, S. T.; IBRAIM S. S. Centenário Paulo Freire: Contribuições do Ideário Freireano para a Educação em Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/36079. Último acesso em: 03 abr. 2022.

DIONYSIO, R. B.; CHRISPINO, A.; CARVALHO, A. P. M.; MENEZES, R. F. A.; XAVIER, G. P. O. Representatividade de Paulo Freire no Ensino de CTS brasileiro: olhares por meio da análise de redes sociais. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 460-476, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14895. Último acesso em: 03 abr. 2022.

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H. Temática Agrotóxico na Prática Pedagógica de Professoras de Ciências: Das Compreensões às Possibilidades de Intervenção. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 1307-1337, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/21454. Último acesso em: 19 dez. 2022.

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Articulações entre referenciais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e pressupostos da Abordagem Temática Freireana: refletindo sobre possibilidades para a formação de professores. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 385-400, 2019a. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6136. Último acesso em: 04 maio 2022.

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H.; DUSO, L. Práticas educativas pautadas por temas Freire-CTS: indicativos de pesquisas em Educação em Ciências. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 136-151, 2019b. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1040. Último acesso em: 04 maio 2022.

FONSECA, E. M.; TADEU, T. S. A.; MARASCHIN, A. A.; LINDEMANN, R. H. Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, n. u, p. e33532, 1–, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33532. Último acesso em: 19 dez. 2022.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREITAS, W. P. S.; QUEIRÓS, W. P. O uso de audiovisuais problematizadores no processo de investigação temática como meio para obtenção do tema gerador. Revista Ensaio, v. 22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/k98V3M9CkNPBtPctwKnm7Gb/?lang=pt. Último acesso em: 03 abr. 2022.

GARCIA, M. I. G.; CEREZO, J. A. L.; LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.

GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Avanços alcançados por professores na implementação da abordagem temática em uma escola pública estadual do interior do RS. Educação em Revista, v. 32, n. 3, p. 189-216, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/zgrBtKh7T9SZ3VQNWq5zQcx/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 03 abr. 2022.

GÓES, A. C. S.; BORIM, D. C. D. E.; KAUFMAN, D.; SANTOS, A. C. C.; SIQUEIRA, A. E.; VALLIM, M. A. A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência & Educação, v. 24, n. 3, p. 563-580, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/F9SXgtKWHhzQhH7LBvLs39k/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 28 abr. 2022.

HANSEN, T. R.; MARSANGO, D.; SANTOS, R. A. Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, edição especial, n. 2, p. 118–129. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8885. Último acesso em: 03 abr. 2022.

LUZ, R.; ALMEIDA, E. S.; ALMEIDA, R. O. Educação Ambiental e Educação CTS numa perspectiva freireana: a necessária superação da contradição entre conservação e desenvolvimento. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 162–189, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1873. Último acesso em: 06 abr. 2022.

MAGOGA, T. F.; SCHNEIDER, T. M.; CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. A escolha dostemas em práticas educativas baseadas na abordagem temática. Vivências: Revista Eletrônicade Extensão da URI, v. 11, n. 21, p. 10-22, 2015. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_021/artigos/pdf/Artigo_01.pdf. Últimoacesso em: 05 abr. 2022.

MARASCHIN, A. A. Problematização do cotidiano de estudantes da zona rural no contextodo residência pedagógica: a temática leite e o ensino de química. Trabalho de Conclusão deCurso em Licenciatura em Química – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019.MARASCHIN, A. A.; LINDEMANN, R. H. Articulações entre CTS e Freire na educação emciências: proposições e discussões evidenciadas entre 2006-2020. Góndola, Enseñanza yAprendizaje de las Ciencias, v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/18851. Último acesso em: 01 jan. 2023.MILLI, J. C. L.; ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. A rede temática e o ciclo temático nabusca pela cultura de participação na educação CTS. Alexandria: Revista de Educação emCiência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 71-100, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p71.Último acesso em: 03 abr. 2022.

MUENCHEN, C.; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafiosa serem enfrentados na Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p.421-434, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4030. Último acesso em: 03 abr.2022.

NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e apedagogia de Paulo Freire com base para o ensino de ciências. Convergencia – Revista deCiencias Sociales, n. 42, p. 95-116, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006.Último acesso em: 03 abr. 2022.

NOVAIS, E. S. P.; FONSECA, K. N.; SOLINO, A. P.; SOUSA, P. S.; SILVA, R. M.;GEHLEN, S. T. O processo de redução temática na formação de professores em Iguaí-BA.Alexandria, v. 10, n. 2, p. 77-103, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n2p77.Último acesso em: 03 abr. 2022.

PANIZ, C. M; MUENCHEN, C. O estudo da realidade e os temas geradores no ensino deciências: reflexões sobre um processo vivenciado no contexto do PIBID. Ensino de Ciências eTecnologia em Revista - ENCITEC, v. 10, n. 1, p. 56-72, 2020. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/3028. Último acessoem: 05 abr. 2022.

POSSAMAI, L. A Pesquisa-ação como estratégia metodológica para os temas geradores nospressupostos freireano. In: DELIZOICOV, N. C.; STUANI, G. M.; CUNHA, S. L. (org.). Aatualidade das ideias de Paulo Freire. Toledo: Vivens, 2018. p. 303-334.RIBEIRO, R. D. R.; SILVA, J. M.; PEREIRA, D. N.; MARQUES, S. G.; MUENCHEN, C.Trilhando caminhos para o Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultosa partir de um Tema Gerador. Experiências em Ensino de Ciências - EENCI, v. 15, n. 3, p.375-387, 2020. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/790. Último acesso em: 06 abr.2022.

ROSA, S. E.; STRIEDER, R. B. Perspectivas para a Constituição de uma Cultura deParticipação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira de Pesquisa emEducação em Ciências, v. 21, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29619. Último acesso em: 03 abr.2022.

ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativasvinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação,v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. Disponívelem: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gm3VrdMVsD8rDBG4rNXpqcz/abstract/?lang=pt.Último acesso em: 03 abr. 2022.

SANTOS, W. L. P. A Química e a formação para a cidadania. Educación Química, v. 22, n.4, p. 300-305, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000400004.Último acesso em: 03 abr. 2022.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em umaperspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, 2007. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZACAO%20NO%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20MEI.pdf. Último acesso em: 03 abr. 2022.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagemC-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. RevistaEnsaio, v. 2, n. 2, p. 110-132, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/abstract/?lang=pt. Últimoacesso em: 03 abr. 2022.

SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. Pressupostos freireanos, CTS e PLACTS no ensino deciências: aproximações e distanciamentos. REAMEC - Rede Amazônica de Educação emCiências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12803. Últimoacesso em: 02 abr. 2022.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falassignificativas às práticas contextualizadas. Tese de doutorado em Educação: Currículo –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.SILVA, R. M.; GEHLEN, S. T. Investigação Temática na formação de professores deCiências em Pau Brasil-BA: compreensões acerca de um tema gerador. Revista Ensaio, v. 18,n. 2, p. 147-169, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/MsrmGqM9Yr538zHzs5hn3tx/?lang=pt&format=html.Último acesso em: 03 abr. 2022.

SOUZA, B. C.; VALADARES, J. M. O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação, Bauru,v. 28, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?lang=pt. Último acesso em: 01 abr. 2022.

SOUZA, P. S.; BASTOS, A. P. S.; FIGUEIREDO, P. S.; GEHLEN, S. T. InvestigaçãoTemática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem TemáticaFreireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria, v. 7, n. 2, p. 155-177, 2014.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222. Últimoacesso em: 01 abr. 2022.

STRIEDER, R. B. Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação. Dissertação demestrado em Ensino de Ciências – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.STRIEDER, R. B. Abordagem CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas.Tese de doutorado em Ciências – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e PropósitosBrasileiros. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p27.Último acesso em: 03 abr. 2022.

STRIEDER, R. B.; WATANABE-CARAMELLO, G.; GEHLEN, S. T. Abordagem de Temasno Ensino Médio: compreensões de professores de física. Revista Ensaio, v. 14, n. 2, p. 153-169, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34664.Último acesso em: 03 abr. 2022.

WERLANG, J.; PEREIRA, P. B. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência & Educação, v. 27, p. 1-19, 2021.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/V6zzq93CXN9b8R3TNZXbsqs/?lang=pt.Último acesso em: 05 abr. 2022.

Zusätzliche Dateien

Veröffentlicht

2023-05-22

Ausgabe

Rubrik

Artigos