REFLEXÕES PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Cristina Folster Pereira
Vanessa Luiza Tuono
Magali Inês Pessini
Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers
Raphael Henrique Travia

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão teórico-prática sobre a promoção da saúde mental no contexto escolar, a partir de experiências desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O estudo, de caráter qualitativo e descritivo, tem como base um relato de experiência elaborado coletivamente por profissionais das áreas de Psicologia Escolar, Orientação Educacional, Gestão de Pessoas e Docência. A partir da sistematização de práticas institucionais e referenciais teóricos, discute-se o papel da comunicação interpessoal, da atuação da Psicologia Escolar e das políticas de Qualidade de Vida no Trabalho na prevenção do sofrimento psíquico e na promoção de ambientes educativos saudáveis. As reflexões evidenciam a importância de fortalecer a corresponsabilidade entre gestão e comunidade escolar, consolidando práticas coletivas que favoreçam o cuidado, o pertencimento e o desenvolvimento humano integral no contexto educacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
FOLSTER PEREIRA, Cristina; TUONO, Vanessa Luiza; PESSINI, Magali Inês; FROZIN FERNANDES CRUZ WIGGERS, Letícia Helena; TRAVIA, Raphael Henrique. REFLEXÕES PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ESCOLA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 54, p. 34–49, 2025. DOI: 10.5007/2595-2420.2025.e109815. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/109815. Acesso em: 24 dez. 2025.
Seção
Edição Especial: 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental. XV Encontro Catarinense de Saúde Mental
Biografia do Autor

Cristina Folster Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, UFSC.

Psicóloga Escolar, IFSC Câmpus Joinville.

Vanessa Luiza Tuono, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Professora  do Instituto Federal de Santa Catarina , IFSC Câmpus Florianópolis. 

 

 

Magali Inês Pessini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC Câmpus Florianópolis Continente

Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Psicóloga do Insituto Federal de Santa Catarina, IF-SC Câmpus Florianópolis

Raphael Henrique Travia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Especialista em Educação de Jovens e Adultos

Coordenador Pedagógico do IFSC Joinville

Referências

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