Mediação explícita e comportamento de busca da informação em Bibliotecas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e57963

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mediação explícita da informação, Comportamento informacional, Comportamento de busca da informação, Biblioteca universitária

Resumo

Objetivo: Aborda a possível influência da mediação da informação sobre o comportamento de busca da informação na biblioteca universitária. O ato de mediar informações, principalmente a mediação explícita, é uma das ações que pode colaborar na aproximação da biblioteca com a comunidade acadêmica para a apropriação da informação pelas práticas dos mediadores. Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar na biblioteca universitária ações de mediação explícita da informação que possam auxiliar no comportamento de busca da informação. Para tanto, foi empregado um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com apoio de uma pesquisa bibliográfica, adotando como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze bibliotecários das Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), dos campi de Marília e Rio Claro.

Método: Os dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo, aplicando a técnica de Análise Categorial (AC).

Resultados: Os resultados demonstraram que os bibliotecários entrevistados desconhecem a mediação explícita em sua teoria, mas a praticam em seu dia a dia. Foi possível verificar, ainda, que na visão dos entrevistados os treinamentos e orientações oferecidos aos usuários facilitam o ingresso, permanência e autonomia do usuário na biblioteca, além de considerarem relevante o papel do bibliotecário para o desenvolvimento do comportamento de busca da informação.

Conclusões: Concluiu-se que, no ambiente das bibliotecas universitárias, os bibliotecários, dentre as atividades desenvolvidas, atuam como mediadores e que, em suas ações de mediação explícita, podem contribuir ao desenvolvimento do comportamento de busca da informação no ambiente pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Alves Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Ciência da Informação - Universidade Estadual de Londrina - UEL

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Dra. do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. 

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p.9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: http://www.inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/6. Acesso em: 20 jan. 2017.

CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo; BORBA, Maria do Socorro de Azevedo. Bibliotecário educador: reflexão-ação-reflexão. 13 p. Disponível em: http://www.arquivos.info.ufrn.br/.../BIBLIOTECRIO_EDUCADOR__reflexo-ao-reflexo.doc. Acesso em: 20 dez. 2017.

DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: http://www.revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/645/pdf. Acesso em: 12 jan. 2017.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 20 jun. 2017.

MOORE, Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para resolução de conflitos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ORTEGA, Cristina Dotta. Mediação da informação: do objeto ao documento. In: Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC, 7. 2015. Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2015. Disponível em: http://www.eprints.ucm.es/34512/1/18-Dotta_mediacao-informacao.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.

PERROTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade, 2007. Disponível em: http://www.infoeducacaousp.blogspot.com.br/2008/10/infoeducao-saberes-e-fazeres-da.html. Acesso em: 13 jan. 2017.

PIANOVSKI, Vanessa de Souza; ALCARÁ, Adriana. R. Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais e as crenças de autoeficácia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: ENANCIB, 2017. p. 1-21. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/58968. Acesso em: 14 jan. 2018.

PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. 2004. 194f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php. Acesso em: 13 jan. 2017.

RENDÓN ROJAS, Miguel Ángel. La mediación em bibliotecología/ciencia

de la información/documentación: algunas reflexiones. In: Miguel Ángel Rendón Rojas, (coord.). La mediación em el campo informativo documental. México: UNAM, 2017. Disponível em: http://ru.iibi.unam.mx/jspui/bitstream/IIBI_UNAM/L107/2/mediacion_informativo_documental.pdf . Acesso em: 13 jan. 2017

SANTOS NETO, João Arlindo dos. Catalogação e classificação como possibilidade de mediação da informação na biblioteca universitária. 2014. Disponível em: http://www.mora.edu.mx/EBAM/2014/Joao%20Arlindo.pdf. Acesso em: 20 dez. 2017.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun.1996.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; GOMES, Henriette Ferreira. A importância da mediação para a construção de uma autonomia no contexto dos usuários da Informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 23, n. 2, p. 33-44, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_40accc7bbb_0000013571.pdf. Acesso em: 14 jan. 2017.

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias: reflexões. Ci. Inf., Brasília, v. 38, n. 2, p. 126-141, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.revista.ibict.br/ciinf/article/view/1250/1428. Acesso em: 12 jun. 2017.

SOUSA, Margarida Maria de; FUJINO, Asa. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ENANCIB, 2009. p.1780- 1798. Disponível em: http://www.gtancib.fci.unb.br/index.php/gt-06/2-uncategorised/195-gt06-anais-digitais-x-enancib. Acesso em: 20 ago. 2017.

WILSON, Thomas Daniel. Human information behavior. Information Science Research, Colorado, v.3, n.2, 2000. Disponível em: http://www.inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.

WILSON, Thomas Daniel. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, London, v. 5, n. 3, p. 249-270, june 1999. Disponível em: www.informationr.net/tdw/publ/papers/1999JDoc.html. Acesso em: 10 ago. 2016.

Publicado

2019-05-06

Como Citar

SILVA, Sueli Alves; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman. Mediação explícita e comportamento de busca da informação em Bibliotecas Universitárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 1–20, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e57963. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e57963. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.