Mediação explícita e comportamento de busca da informação em Bibliotecas Universitárias

Sueli Alves Silva, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante

Resumo


Objetivo: Aborda a possível influência da mediação da informação sobre o comportamento de busca da informação na biblioteca universitária. O ato de mediar informações, principalmente a mediação explícita, é uma das ações que pode colaborar na aproximação da biblioteca com a comunidade acadêmica para a apropriação da informação pelas práticas dos mediadores. Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar na biblioteca universitária ações de mediação explícita da informação que possam auxiliar no comportamento de busca da informação. Para tanto, foi empregado um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com apoio de uma pesquisa bibliográfica, adotando como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze bibliotecários das Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), dos campi de Marília e Rio Claro.

Método: Os dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo, aplicando a técnica de Análise Categorial (AC).

Resultados: Os resultados demonstraram que os bibliotecários entrevistados desconhecem a mediação explícita em sua teoria, mas a praticam em seu dia a dia. Foi possível verificar, ainda, que na visão dos entrevistados os treinamentos e orientações oferecidos aos usuários facilitam o ingresso, permanência e autonomia do usuário na biblioteca, além de considerarem relevante o papel do bibliotecário para o desenvolvimento do comportamento de busca da informação.

Conclusões: Concluiu-se que, no ambiente das bibliotecas universitárias, os bibliotecários, dentre as atividades desenvolvidas, atuam como mediadores e que, em suas ações de mediação explícita, podem contribuir ao desenvolvimento do comportamento de busca da informação no ambiente pesquisado.


Palavras-chave


Mediação da informação; Mediação explícita da informação; Comportamento informacional; Comportamento de busca da informação; Biblioteca universitária

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e57963



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