O Bibliotecário e a Competência em Gestão no Planejamento Estratégico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58551Palavras-chave:
Competência em gestão, Planejamento estratégico, Biblioteca públicaResumo
Objetivo: A pesquisa investigou a inserção de disciplinas que tratam de temas relacionados à competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil.
Métodos: É caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, inicialmente foi realizado um estudo documental a partir das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Sul do país para identificar as disciplinas voltadas para a formação da competência em informação e em seguida foi enviado um questionário para os professores que ministravam as disciplinas identificadas na etapa documental, cujos dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Entre os resultados pode-se salientar que além das disciplinas específicas de competência em informação algumas outras, como por exemplo, as de fontes de informação podem contribuir para a formação das habilidades dos estudantes no que diz respeito à busca, seleção e uso da informação.
Conclusão: Embora alguns cursos ofertam disciplinas que contribuem para a formação da competência em informação, ainda se evidencia a necessidade de aprimoramento por parte das instituições de ensino superior visando a implementação mais efetiva desse conteúdo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. 2ª. ed. Brasília, DF: Lemos Informação e Comunicação, 2005.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduel, 2003.
CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo; SILVA, Maria de Lourdes Teixeira da. Bibliotecário Gestor: um estudo sobre o perfil dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃOI, 25., Florianópolis, 2013. Anais… Florianópolis, 2013.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1998. 32a Edição, 2010.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
DIRETRIZES DA IFLA para Bibliotecas Públicas. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
FONSECA, Edson Nery. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Biblioteca Pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
GIACOBBO, Mauro. O Desafio da Implementação do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas. In: Revista do TCU, n. 4, 1997.
MILANESI, Luís Augusto. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil; BEHR, Ariel. Gestão em Bibliotecas. In: ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva (Org.). Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 57-76.
OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 2013.
SOUZA, Clarice Muhlethaler de. Biblioteca: uma trajetória. In: CONGRESSO DE BIBLIOTECONOMIA, 3., 2005. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Claudina Romero Tosi, Eliane Lourdes da Silva Moro, Luis Fernando Herbert Massoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.