A informação como recurso na construção de conhecimento para a área de suprimentos e almoxarifado: um estudo de caso na indústria de embalagens plásticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e71113Palavras-chave:
Informação, Construção de Conhecimento, Suprimentos e almoxarifado, Indústria de embalagens plásticasResumo
Objetivo: Atualmente a informação é um dos principais recursos estratégicos para as empresas e precisa ser bem gerido. Neste artigo, essa premissa é levada à sério na aplicação de uma pesquisa sobre a informação como recurso estratégico para a construção de conhecimento visando analisar a percepção dos sujeitos sobre as informações e os conhecimentos acumulados relativos às atividades no departamento de Suprimentos e Almoxarifado de uma indústria produtora de embalagens no interior do estado de São Paulo.
Método: A pesquisa se pautou no método dinâmico de “Estudo de caso” para guiar a coleta de dados da pesquisa a partir da aplicação de questionários, entrevista e observação visando identificar a percepção dos sujeitos quanto as informações e conhecimentos do referido departamento. Para embasar teoricamente a pesquisa, lançou-se mão de um resgate histórico da evolução da gestão de recursos como ferramenta estratégica na gestão da cadeia de suprimentos e almoxarifado bem como uma análise da informação enquanto recurso estratégico para a construção de conhecimento.
Resultados: Assim, ao apresentar, analisar e interpretar os dados da pesquisa, quantifica-se e qualifica-se a percepção dos sujeitos da pesquisa acerca da importância de uma cultura organizacional de valorização e fortalecimento do fluxo informacional entre as atividades do departamento, seja de modo direto ou indireto.
Conclusões: Notamos a necessidade da construção de uma cultural informacional entre os sujeitos que compõe o departamento, bem como o desenvolvimento de competência informacional nos sujeitos que compõe a indústria. Dentre os paramentos sugeridos visando potencializar o uso da informação no contexto da construção de conhecimento, a adoção um modelo de gestão de informações, bem como de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que propiciassem a centralização das informações prospectadas no ambiente interno e externo em uma única base de dados.
Palavras-Chave: Informação. Construção de Conhecimento. Suprimentos e almoxarifado. Indústria de embalagens plásticas.
AbstractObjective: The Information is currently one of the main strategic resources for companies and needs to be well managed. In this article, this premise is taken seriously in the application of a research on information as a strategic resource for the construction of knowledge aiming to analyze the subjects' perception of the information and accumulated knowledge related to the activities in the Supply and Warehouse department of an industry packaging producer in the state of São Paulo.
Method: The research was based on the dynamic method of “Case study” to guide the collection of research data from the application of questionnaires, interviews and observation in order to identify the perception of the subjects regarding the information and knowledge of that department. To theoretically base the research, a historical rescue of the evolution of resource management was used as a strategic tool in the management of the supply chain and warehouse, as well as an analysis of information as a strategic resource for the construction of knowledge.
Results: Thus, when presenting, analyzing and interpreting the research data, the perception of the research subjects is quantified and qualified about the importance of an organizational culture of valuing and strengthening the information flow between the activities of the department, whether of direct or indirect way.
Conclusions: We note the need to build an informational culture among the subjects that make up the department, as well as the development of informational competence in the subjects that make up the industry. Among the vestments suggested aiming to enhance the use of information in the context of knowledge construction, the adoption of an information management model, as well as of Information and Communication Technologies (ICTs) that provide the centralization of the information prospected in the internal and external environment in a single database.
Keywords: Competitive strategy. Information management. Knowledge. Supply and warehouse management. Plastic packaging company.
Downloads
Referências
BANDEIRA, R.A.M.; MELLO, L.C.B.B.; MACADA, A.C.G. Relacionamento interorganizacional na cadeia de suprimentos: um estudo de caso na indústria da construção civil. Produção, São Paulo, v.19, n.2, p. 376-387, mai.-ago. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3967/396742036012.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; HELFERICH, O.K. Logistical Management: A Systems Integration of Physical Distribution, Manufacturing, Support and Materials Procurement. 3º Ed. New York: Macmillan, 1996.
BROWN, J. S.; DUGUID, P. A vida social da informação. São Paulo: Makron Books, 2001.
CHOO, C. W. A. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. Tradução de Eliana Rocha. 425p.
COOPER, M. C.; LAMBERT, D. M.; PAGH, J. D. Supply chain management: more than a new name for logistics. The International Journal of Logistics Management, v. 8, n.1, p1-14, 1998. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09574099710805556/full/html. Acesso em: 04 ago. 2019.
COSTA, J.C.; RODRIGUÉZ, J.B.; LADEIRA W.J. A gestão da cadeia de suprimentos: teoria e prática. In: ENCONTRO NAC. DE ENG. DE PRODUÇÃO, 25.; Porto Alegre, 2005. Anais[...] Porto Alegre: ENEGEP, 2005. p. 691-698.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: Como As Organizações Gerenciam O Seu Capital Intelectual. 4. Ed. Rio de Janeiro: Campus,1998.
DYER, J. H; SINGH, H. The relational view: cooperative strategy and sources of interorganizational competitive advantage. Academy of Management Review, v. 23, n. 4, p. 660-679, 1998. . . Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amr.1998.1255632. Acesso em: 09 ago. 2019.
DRUCKER, P. Além da revolução da informação. HSM Management, v.18, n.1/2, 2000.
EARL, M. J. Todo negócio diz respeito a informações. In: DAVENPORT, T.; MARCHAND, D. A.; DICKSON, T. (Orgs.). Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GANESAN, S. Determinants of long-term orientation in buyer-seller relationships. Journal of Marketing, v. 58, n. 2, p. 1-19, Apr. 1994. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/002224299405800201. Acesso em: 19 ago. 2019.
HALÉY, M. A era do conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
ILHARCO, F. Filosofia da informação: uma introdução à informação como fundação da acção, da comunicação e da decisão. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2003.
KAUFMANN, L; CARTER, C. R. International supply chain relationships and non financial performance – A comparison of US and German practices. Journal of Operations Management, v. 24, n. 5, p. 653-675, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272696305001154. Acesso em: 19 ago. 2019.
KURZ, R. A ignorância da sociedade do conhecimento. Jornal Folha de São Paulo, Caderno Mais, p.14-15, 12 jan. 2002.
LAMBERT, D.M.; COOPER, M.C. Issues in supply chain management. Industrial Marketing Management, v.29, n.1, p.65-83, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850199001133 . Acesso em: 19 ago. 2019.
LAMBERT, D.M.; COOPER, M.C.; PAGH, J.D. Supply chain management: implementation issues and research opportunities. International Journal of Logistics Management, v.9, n.2, p. 1-19, 1998. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09574099810805807/full/html. Acesso em: 29 ago. 2019.
LI, S.; RAO, S. S.; RAGU-NATHAN, T. S. et al. Development and validation of a measurement instrument for studying supply chain management practices. Journal of Operations Management, v. 23, n. 6, p. 618-641, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272696305000501. Acesso em: 19 ago. 2019.
LUMMUS, R.R.; VOKURKA, R.J. Defining supply chain management: a historical perspective and practical guidelines. n.1. Ind. Manage. Data Syst. 1999. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02635579910243851/full/html. Acesso em: 19 ago. 2019.
MACHLINE, C. Cinco décadas de logística empresarial e administração da cadeia de suprimentos no Brasil. RAE, v. 51, n.3, p. 227-231, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902011000300003&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em: 06 ago. 2019.
MARCONE, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
MELNYK, S.A.; LUMMUS, R.; VOKURKA, R.J.; SANDOR, J. Supply chain management 2010 and beyond: mapping the future of strategic supply chain. APICS Executive Summay Report. Jun. 2007.
MIN, S; MENTZER, J. T. Developing and measuring supply chain management concepts. Journal of Business Logistics, v. 25, n. 1, p. 63-99, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1002/j.2158-1592.2004.tb00170.x . Acesso em: 13 ago. 2019.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
NIELSEN, B. The role of trust in collaborative relationships: a multidimensional approach. M@n@gement, v. 7, n. 3, p. 239-256, 2004. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-management-2004-3-page-239.htm . Acesso em: 12 ago. 2019.
OLIVEIRA, D.M.S.; COHEN M.F. Os usos da TI ao longo da cadeia de suprimentos e em conjunto com as principais técnicas colaborativas e de gestão. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, vol.9, n.2, p.1-22, 2010. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/860073320?pq-origsite=gscholar. Acesso em: 22 ago. 2019.
PAI, M. et al. Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated step-by-step guide. The National Medical Journal of India , v. 17, n. 2, p. 86-95, 2004. Disponível em: https://europepmc.org/abstract/med/15141602 . Acesso em: 11 ago. 2019.
PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): conceitos, estratégias, práticas e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TAN, K.C. A framerwork of Supply Chain Management Literature. European Journal of Purchasing & Supply Management, v. 7, p. 39–48, 2001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969701200000204 . Acesso em: 16 ago. 2019.
VAGO, F. R. M.; SOUSA, C. V.; MELO, J. M. C.; LARA, J. E.; FAGUNDES, A. F. A.; SAMPAIO, D. O. A importância do gerenciamento de estoque por meio da ferramenta Curva ABC. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v.26, n. 03, p. 638-655, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6054. Acesso em: 29 ago. 2019.
VIVALDINI, M.; PIRES, S.R.I. Operadores logísticos: Integrando operações em cadeias de suprimento. São Paulo, Atlas, 2010.
WEN, H.;GU, Q. The elements of supply chain management in new environmental era. In: Proceedings of the Seventh International Conference on Management Science and Engineering Management, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-40081-0_74 . Acesso em: 14 ago. 2019.
WURMAN, R. S. Information Anxiety. The New York Times, New York, 1989.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.
PARRA, P.H.; PIRES, S.R.I. Análise da gestão da cadeia de suprimentos na indústria de computadores. Revista Gestão e Produção, v.10, n.1, p.1-15, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2003000100002&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 19 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Roberto Cavallari Filho, Karla Cristina Rocha Ribeiro, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Ana Lívia Cazane, Vinicius Nascimento Domingues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.