Gestão do conhecimento e capital social na universidade. O caso da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72536

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capital social, Faculdade, Comunicação

Resumo

Objetivo: o objetivo deste estudo é propor o processo de gestão do conhecimento na Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, a partir das potencialidades de seu capital social. Esta com o objetivo de promover as ações de criação e divulgação de conhecimento na Faculdade e em articulação com outras entidades, bem como a sua utilização e exploração.

Método: a pesquisa é descritiva-analítica com abordagem mista. A análise de conteúdo e a triangulação metodológica foram desenvolvidas como método de análise dos dados obtidos por meio da pesquisa, da entrevista e do grupo de discussão. A matriz SWOT foi utilizada como ferramenta auxiliar para o diagnóstico e organização dos resultados.

Resultado: foi finalizada uma proposta de gestão do conhecimento com base no planejamento estratégico, traçando ações de trabalho que visam relacionar os processos gerais da entidade através do conhecimento organizacional e os elementos de capital social identificados.

Conclusões: A gestão do conhecimento é relevante no contexto estudado e na necessidade de promoção de capital social que media a troca de conhecimento nos processos organizacionais. Primeira proposta de gestão do conhecimento baseada em seu capital social. Pesquisa pioneira no contexto cubano onde as duas variáveis de análise se relacionam no contexto universitário.

Biografia do Autor

Viena Medina González, Universidad de Málaga

Doctoranda en Comunicación. Escuela de Doctorado de la Universidad de Málaga. Profesora Asistente por la Universidad de La Habana, Cuba

Ana Almansa Martínez, Universidad de Málaga

Profesora Titular. Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad. Facultad de Ciencias de la Comunicación

Magda León Santos, Universidad de La Habana

Profesora Titular. Departamento de Ciencias de la Información. Facultad de Comunicación

Deborah Torres Ponjuán, Universidad de La Habana

Profesora Titular. Departamento de Ciencias de la Información. Facultad de Comunicación

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Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Estudos de Caso