Abordagens sobre mulheres e feminismos na Library of Congress subject headings
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86588Palavras-chave:
cabeçalhos de assunto (Library of Congress), mulheres – terminologia, feminismo – terminologia, organização da informaçãoResumo
Objetivo: Investigar as terminologias sobre mulheres e feminismos no âmbito da Library of Congress Subject Headings, visando à compreensão de como os referidos assuntos estão organizados.
Método: Utiliza os métodos de pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica, pesquisa documental e se constitui em dois recortes: análise de pesquisas publicadas por estudiosas(os) e análise por meio de buscas realizadas na Linked Data Service da Library of Congress.
Resultados: Diante do diálogo com as(os) autoras(es) Berman (1971), Olson (2000) e Wood (2010) destaca-se que a Library of Congress Subject Headings possui uma série de distorções e se sugere terminologias para o amadurecimento sobre questões relacionadas às mulheres e aos feminismos, considerando que algumas foram implementadas e outras não. Quanto às buscas realizadas na ferramenta Linked Data Service, foi observado que, dos dez termos encontrados, sete são referentes ao ano de 2021, o que pode expressar uma abertura recente da Library of Congress na criação de termos.
Conclusão: A Library of Congress Subject Headings apresenta inconsistências de caráter histórico nas terminologias sobre mulheres e feminismos que vêm sendo parcialmente resolvidas, mas ainda são notáveis certas fragilidades, de ordem política, cultural e cognitiva.
Downloads
Referências
BARITÉ, Mario. Sistemas de Organización del Conocimiento: una tipología actualizada. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 122-139, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9952. Acesso em: 16 jan. 2022.
BRUSCHINI, Cristina; ARDAILLON, Danielle; UNBEHAUM, Sandra Gouretti. Tesauro para estudos de gênero e sobre mulheres. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: Ed. 34, 1998.
BERMAN, Sanford. Prejudice and antipathies: a tract on the LC Subject Heads concerning people. Metuchen, N.J.: Scarecrow Press, 1971.
CAFÉ, Lígia Maria Arruda; SALES, Rodrigo de. Organização da Informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa (org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre Representação e OI e do Conhecimento. Brasília, DF: IBICT, 2010. p. 115-129. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/189812. Acesso em: 5 set. 2021.
CRUZ, Maria Carolina Andrade; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O uso de linguagem de indexação por bibliotecas universitárias brasileiras. Inf. Inf., Londrina, v. 26, n. 1, p. 574-600, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39542/pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; BOCCATO, Vera Regina Casari; RUBI, Milena Polsinelli. O contexto da indexação para a catalogação de livros em abordagem sociocognitiva. BJIS, Marília, SP, v. 4, n. 2, p. 22-40, jul./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/485/757. Acesso em: 16 jan. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Hagar Espanha; CAMPOS, Maria Luiza de Almeida; GUIMARÃES, Ludmila dos Santos. Organização da Informação e terminologia: a abordagem onomasiológica. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 5, out. 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45551. Acesso em: 5 set. 2021.
GOMES, Hagar Espanha; MARINHO, Marcílio Teixeira. Introdução ao estudo do cabeçalho de assunto. [Rio de Janeiro: IBICT, 1984]. Disponível em: http://eooci.uff.br/introducao-ao-estudo-do-cabecalho-de-assunto/. Acesso em: 21 jan. 2022.
LIBRARY OF CONGRESS. Policy and Standards Division. Subject and genre/form headings. Washington, DC: LC, 2022a. Disponível em: https://www.loc.gov/aba/cataloging/subject/. Acesso em: 15 out. 2022.
LIBRARY OF CONGRESS. Policy, Training, and Cooperative Programs Division. Introduction to Library of Congress Subject Headings. Washington, DC: LC, 2022b. Disponível em:
https://www.loc.gov/aba/publications/FreeLCSH/LCSH44-Main-intro.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
LÓPEZ-HUERTAS PÉREZ, María José; TORRES RAMÍREZ, Isabel de. Terminología de género. Sesgos, interrogantes, posibles respuestas. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 5, p. 1-9, out. 2005. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/5796. Acesso em: 10 out. 2022.
LOURO, Guacira Lopes. A emergência do gênero: a mulher visível. Gênero, sexo e sexualidade. Desconstruindo e pluralizando os gêneros. In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 14-36.
MILANI, Suellen Oliveira. Estudos éticos em representação do conhecimento: uma análise da questão feminina em linguagens documentais brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93671. Acesso em: 15 out. 2022.
MILANI, Suellen Oliveira; SOUSA, Brisa Pozzi de. Pseudônimos de autoras, aspectos contigenciais e o seu protagonismo social: FRAD, FRSAD e a representação temática em catálogos online. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 329-345, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4474. Acesso em: 10 out. 2022.
MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti de et al. Organização e representação do conhecimento em religiões yorubanas na Library of Congress Subject Headings. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; DODEBEI, Vera (org.). Desafios e perspectivas científicas para a organização e representação do conhecimento na atualidade. Marília: ISKO-Brasil: FUNDEPE, 2012. p. 153-159. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/CEDHUM/livro-isko-brasil-finalizado.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
MORAES, Miriam Gontijo. Linguagens documentárias e a construção do pensamento crítico: reflexões sobre o Tesauro para estudos de gênero e sobre a mulher. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/06/pdf_6bf9bebcff_0000016076.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
OLSON, Hope Alene. Difference, culture and change: the untapped potential of LCSH. Cataloging & Classification Quarterly, [New York], v. 29, n. 1-2, p. 53-71, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1300/J104v29n01_04. Acesso em: 22 jan. 2022.
OLSON, Hope Alene. Ite/arating women. In: OLSON, Hope Alene. The power to name: locating the limits or subject representation in libraries. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002. cap. 5, p. 183-223.
ORTEGA, Cristina Dotta. Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 182-215, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/pdbPdWKwrKvTbSL3GYYxJhC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 set. 2021.
ROBARE, Lori (ed.). Basic subject cataloging using LCSH: trainee manual. Washington, DC: Program for Cooperative Cataloging, Standing Committee on Training: Association for Library Collections & Technical Services, Subject Analysis Committee, 2011. Disponível em: https://www.loc.gov/catworkshop/courses/basicsubject/pdf/LCSH_Trainee_2011.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.
RODRÍGUEZ BRAVO, Blanca. La integració de la dona en els llenguatges documentals: una utopia necessària en la societat del coneixement. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, Barcelona, n. 18, p. 1-18, 2007. Disponível em: https://bid.ub.edu/18rodri1.htm. Acesso em: 10 out. 2022.
SMIT, Johanna Wilhelmina. Novas abordagens na organização no acesso e na transferência da informação. In: SILVA, Helen de Castro; BARROS, Maria Helena Toledo Costa de (org.). Ciência da Informação: múltiplos diálogos. Marília: Oficina Universitária Unesp; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 57-66. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2009.978-85-60810-16-1. Acesso em: 18 out. 2022.
STONE, Alva T. The LCSH century: a brief history of the Library of Congress Subject Heading, and introduction to the centennial essays. Cataloging & Classification Quarterly, [New York], v. 29, n. 1-2, p. 225-234, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1300/J104v29n01_01. Acesso em: 18 jan. 2022.
WOOD, Susan Elaine. The subject representation of core works in women's studies: a critical analysis of the Library of Congress Subject Headings. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – University of Tennessee, Knoxville, 2010. Disponível em: https://trace.tennessee.edu/utk_gradthes/675/. Acesso em: 22 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafaela, Virginia Bentes Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.