A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC

Autores/as

  • Alexandre Pedro de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Competência Informacional, Técnica, Bibliotecas universitárias, Serviço de referência, Bibliotecários de referência , Dimensão técnica da Competência Informacional

Resumen

Esta pesquisa tem como base as dimensões da Competência Informacional (técnica, estética, ética e política). Correspondem às habilidades do indivíduo para acessar, avaliar e usar a informação com sensibilidade, ética e sabedoria no contexto social. Especificamente, analisa a dimensão técnica da Competência Informacional sob a perspectiva teórica e a partir da visão dos bibliotecários de referência das Universidades da região da Grande Florianópolis. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, envolve abordagens sobre a sociedade, a técnica na Filosofia, conceitos referentes à Competência Informacional na literatura em Ciência da Informação e a dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência. O campo de pesquisa compreende as bibliotecas universitárias localizadas na região da Grande Florianópolis, com a participação de 11 bibliotecários de referência. Utiliza questionário e entrevista para a coleta de dados. Estabelece categorias, mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), a fim do tratamento dos dados e interpretação dos resultados. Conclui, teoricamente, que a dimensão técnica da Competência Informacional abrange habilidades sustentadas por decisões no processo de busca, avaliação e uso da informação. No campo prático, o bibliotecário de referência trabalha em um ambiente dinâmico deparando-se com situações complexas que estimulam a mobilização da dimensão técnica da Competência Informacional a fim da resolução das questões apresentadas pelos usuários. A dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência, pauta-se nas habilidades para conduzir entrevistas e buscar a informação. Manifestam decisões constantemente: tanto para localizar a informação quanto para educar os usuários. Por fim, os bibliotecários de referência compreendem a Competência Informacional como um processo informacional orientado à execução do serviço de referência com a finalidade de fornecer informações e educar os usuários. Inferem que a dimensão técnica da Competência Informacional vincula-se ao conhecimento do indivíduo em relação às fontes de informação e tecnologias, e às habilidades para acessar e avaliar a informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Pedro de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Ciência da Informação pela mesma instituição (2014). Atualmente é bibliotecário do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2015-08-06

Cómo citar

OLIVEIRA, Alexandre Pedro de. A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40083. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Resumos de teses e dissertações

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.