Tempo, espaço e simultaneidade: uma questão para os ciêntistas, artistas, engenheiros e matemáticos no séculos XIX

Andreia Guerra, José Claudio Reis, Marco Antonio Barbosa Braga

Resumo


A introdução de novos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio é defendida por muitos pesquisadores de ensino de ciências. Nos últimos anos, trabalhos de pesquisa também analisaram e avaliaram práticas pedagógicas que visaram introduzir esses temas no ensino de Física. Este artigo se propõe a trazer subsídios à discussão em torno da introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, ao defender que, no caso específico do estudo da Teoria da Relatividade Restrita, o trabalho em sala de aula deve seguir uma abordagem histórico-filosófica, pois a contextualização desse conhecimento possibilitará aos alunos o estudo de um conteúdo que traz questões bem diferentes daquelas por eles aprendidas com o senso comum.


Palavras-chave


História e Filosofia da Ciência; Teoria da Relatividade; Ensino de Ciências

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p568

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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