Crenças de eficácia, motivação e a formação de professores de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p214Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre formação acadêmica de professores de Física do Ensino Médio e algumas variáveis subjetivas. Essas variáveis estão relacionadas com os conceitos de Crenças de Eficácia Pessoal dos Professores de Física e Crenças de Eficácia Geral no Ensino de Física, conceitos estes inspirados na Teoria Social Cognitiva de Bandura (2005) e em teorizações de seus seguidores (WOOLFOLK; ROY, 1990; RIGGS; ENOCHS, 1990). Os dados foram coletados durante os anos de 2006 e 2007, mediante um questionário de perguntas fechadas, aplicado a 136 professores de escolas públicas e privadas das regiões de Maringá/PR, Assis/SP, Presidente Prudente/SP e Marília/SP. Para análise dos dados utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa, especificamente o teste Kruskal-Wallis, na tentativa de relacionar alguns fatores que compõem as crenças citadas acima e a formação acadêmica dos professores de Física do Ensino Médio. Os resultados apresentam a formação específica do professor de Física como um condicionante positivo para as variáveis estudadas. Nesse sentido, a formação acadêmica do professor de Física é destacada como um importante fator na oferta de um ensino “motivador”. Esse é um grande desafio em nosso país, pois temos um grande déficit de licenciados nessa disciplina (GOBARA; GARCIA, 2007). Paralelamente à oferta de formação adequada para professores de Física, é necessária a preocupação em oferecer condições e incentivos para a permanência desses profissionais na profissão, sobretudo, nas escolas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >