Crenças de eficácia, motivação e a formação de professores de Física

Autores

  • Fábio Ramos da Silva Instituto de Física - IF Universidade Federal de Mato Grosso Cuiabá – MT
  • Marcelo Alves Barros Universidade de São Paulo Campus São Carlos Instituto de Física - IFSC São Carlos – SP
  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física – UEL Londrina – PR
  • Lilian Cristiane Almeida dos Santos Centro de Formação Interdisciplinar – CFI Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém – PA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p214

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre formação acadêmica de professores de Física do Ensino Médio e algumas variáveis subjetivas. Essas variáveis estão relacionadas com os conceitos de Crenças de Eficácia Pessoal dos Professores de Física e Crenças de Eficácia Geral no Ensino de Física, conceitos estes inspirados na Teoria Social Cognitiva de Bandura (2005) e em teorizações de seus seguidores (WOOLFOLK; ROY, 1990; RIGGS; ENOCHS, 1990). Os dados foram coletados durante os anos de 2006 e 2007, mediante um questionário de perguntas fechadas, aplicado a 136 professores de escolas públicas e privadas das regiões de Maringá/PR, Assis/SP, Presidente Prudente/SP e Marília/SP. Para análise dos dados utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa, especificamente o teste Kruskal-Wallis, na tentativa de relacionar alguns fatores que compõem as crenças citadas acima e a formação acadêmica dos professores de Física do Ensino Médio. Os resultados apresentam a formação específica do professor de Física como um condicionante positivo para as variáveis estudadas. Nesse sentido, a formação acadêmica do professor de Física é destacada como um importante fator na oferta de um ensino “motivador”. Esse é um grande desafio em nosso país, pois temos um grande déficit de licenciados nessa disciplina (GOBARA; GARCIA, 2007). Paralelamente à oferta de formação adequada para professores de Física, é necessária a preocupação em oferecer condições e incentivos para a permanência desses profissionais na profissão, sobretudo, nas escolas públicas.

 

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

da Silva, F. R., Barros, M. A., Laburú, C. E., & dos Santos, L. C. A. (2011). Crenças de eficácia, motivação e a formação de professores de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(1), 214–228. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p214

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física

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