Determinação da densidade linear de carga de um canudinho de refresco (um experimento simples e de materiais acessíveis)

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina
  • Osmar Henrique Moura da Silva Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho Universidade Federal Tecnológica do Paraná, campus de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p316

Palavras-chave:

Experimento Simples, Física, Densidade Linear de Carga, Ensino Médio e Superior

Resumo

Apresenta-se um experimento simples para medir a densidade linear de carga de um bastão com objetivo de aplicar conceitos ensinados de eletricidade para graduandos e alunos do nível médio de ensino. Devido à facilidade de aquisição do material, montagem e procedimento empírico, a atividade pode ser realizada em sala de aula na forma de exercício experimental, quando do desenvolvimento da teoria, ou no espaço usual para somente resolução de exercícios para aplicação da teoria, situação que a torna uma atividade diferenciada posto conjugar exercício tradicional e necessidade de obter medições reais. O bastão para a medida da densidade linear é constituído de um canudinho de refresco eletrizado mediante processo de atrito.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Possui bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Osmar Henrique Moura da Silva, Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Possui licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialização em Física para o novo ensino médio pela UEL, mestrado em Educação pela UEL, e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista/Bauru.

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, campus de Londrina

Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR. Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física