Quebra-se um ímã, faz-se um cientista

Autores

  • Rodrigo Moura
  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo propõe uma experiência muito simples de ser realizada em sala de aula, mas de amplos resultados na aprendizagem: a quebra de um pequeno ímã retangular. Desafia-se o estudante a explicar porque aparentemente os fragmentos resultantes de um ímã quebrado não se comportam como esperado.

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Moura, R., & Canalle, J. B. G. (1999). Quebra-se um ímã, faz-se um cientista. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 249–253. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6813

Edição

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