Proposta de atividade para abordagem do conceito de entropia no ensino médio

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro ITA - São Paulo
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNESP/Guaratinguetá - SP
  • Alberto Gaspar UNESP/Guaratinguetá-SP
  • Jóse Silvério Edmundo Germano ITA-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Resumo

Ensinar conceitos de Termodinâmica para alunos do Ensino Médio, principalmente, aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa trivial, tendo em vista as raras atividades propostas para a abordagem desses conceitos em sala de aula. O objetivo desse artigo é oferecer uma proposta de atividade de simples construção, de baixo custo e de fácil utilização em sala de aula para que possa ser utilizada por professores de Física do Ensino Médio visando ensinar conceitos relativos à Segunda Lei da Termodinâmica.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, ITA - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) , mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e curso-tecnico-profissionalizante pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNESP/Guaratinguetá - SP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, teoria sócio-cultural, atividades de demonstração e divulgação científica.

Alberto Gaspar, UNESP/Guaratinguetá-SP

possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1966) , mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Teoria sócio-histórica de Vigotski.

Jóse Silvério Edmundo Germano, ITA-SP

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1985) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas. Atualmente, atua fortemente no desenvolvimento de projetos ligados ao ensino de Fïsica pela WEB.

Downloads

Publicado

2009-08-24

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., Gaspar, A., & Germano, J. S. E. (2009). Proposta de atividade para abordagem do conceito de entropia no ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(2), 367–378. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>