Proposta de atividade para abordagem do conceito de entropia no ensino médio

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Isabel Cristina de Castro Monteiro, Alberto Gaspar, Jóse Silvério Edmundo Germano

Resumo


Ensinar conceitos de Termodinâmica para alunos do Ensino Médio, principalmente, aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa trivial, tendo em vista as raras atividades propostas para a abordagem desses conceitos em sala de aula. O objetivo desse artigo é oferecer uma proposta de atividade de simples construção, de baixo custo e de fácil utilização em sala de aula para que possa ser utilizada por professores de Física do Ensino Médio visando ensinar conceitos relativos à Segunda Lei da Termodinâmica.

Palavras-chave


Ensino; Física; Termodinâmica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >