Demonstre em aula: correntes de Foucault exploradas com um disco rígido de computador

Autores/as

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo
  • Vitor Helio Zumpano UNESP - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p160

Resumen

Neste artigo é proposto que se explore experimentalmente a atuação das correntes de Foucault por meio de um rotor acoplado magneticamente a um disco rígido de computador (HD) que não esteja sendo mais utilizado. A montagem possibilita observar qualitativamente os efeitos dessas correntes que surgem devido ao movimento de um condutor elétrico numa região em que existe um campo magnético, e ilustrar, de forma instigante, aulas de eletromagnetismo ministradas no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vitor Helio Zumpano, UNESP - São Paulo

Publicado

2008-09-01

Cómo citar

Pimentel, J. R., & Zumpano, V. H. (2008). Demonstre em aula: correntes de Foucault exploradas com um disco rígido de computador. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(1), 160–167. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p160

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>