Uma versão compacta do motor elétrico de Faraday para demonstração em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p385Resumen
O “motor” elétrico de Michael Faraday (1791-1867) é versado como o precursor dos motores elétricos atuais e um equipamento interessante no estudo introdutório do assunto. Um trabalho anterior divulgou uma montagem deste motor mais bem adaptada aos ambientes educativos não formais, abrangendo suas duas variantes: uma, com haste móvel e ímã fixo; outra, com haste fixa e ímã móvel. Apresenta-se aqui uma elaboração desse motor na primeira destas variantes que se diferencia nas dimensões e peso, sendo de fácil transporte e uso em sala de aula por apropriação da energia elétrica padrão de 127V.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >