A maravilhosa expedição do falatório de Stela
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n2p123Resumo
Este artigo trata do caminho percorrido pelas falas de Stela do Patrocínio ? carioca, esquizofrênica, que esteve internada em hospital psiquiátrico durante trinta anos ?, livres como objetos semoventes no espaço, na atmosfera, desde que deixou sua região de origem até ganhar novamente o espaço vazio, desta vez no palco, materializada por Georgette Fadel e Lincoln Antonio no espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio. As bases de consulta que se fizeram fundamentais para a construção deste artigo foram: o livro “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome” no qual Viviane Mosé organizou as falas e poemas de Stela; o espetáculo acima citado; e entrevistas breves feitas ao vivo e por correio eletrônico com os artistas envolvidos no espetáculo. O artigo demonstra o cuidado e a leveza dado ao espetáculo que traz como conteúdo a fala de uma esquizofrênica. Também discute teoricamente que tipo de encenação os artistas escolheram para compor a cena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ive Novaes Luna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).