Reflexões sobre a condição do artista contemporâneo na luta contra os discursos oficiais: Paul Auster, a literatura e a história

Autores

  • Lilian Reichert Coelho Faculdade Social da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p210

Resumo

Apresenta-se uma leitura de A Trilogia de Nova York (1987), Leviatã (1992) e Desvarios no Brooklyn (2005), de Paul Auster, sob o prisma da articulação entre subjetividades e discursos, notadamente o literário e o historiográfico. O trabalho guiou-se pela observação da crítica engendrada pelo escritor no que tange ao mito da nação estadunidense, na perspectiva de que tal movimento ressoa críticas de outros escritores, sobretudo da própria literatura norte-americana, dos quais Auster apresenta-se como herdeiro genealógico. Ao revolver as entranhas históricas e discursivas sobre a "origem" da nação estadunidense, o escritor propõe reflexões sobre a questão da identidade nacional, sobretudo no que concerne aos símbolos e ao modo como as personagens lidam com as representações oficiais.

Biografia do Autor

Lilian Reichert Coelho, Faculdade Social da Bahia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena, no curso de Comunicação Social-Jornalismo. Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: lilian_reichert@yahoo.com.br

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Publicado

22.07.2010

Edição

Seção

Artigos