Nas fronteiras do saber: dilatação da experiência e novas formas de racionalidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p1Resumo
O artigo discute o panorama do saber na atualidade, focalizando a inflação do conhecimento, a fragmentação das disciplinas e a perda de densidade dos processos cognitivos, bem como a busca de alternativas através de experiências multi-, inter- e transdisciplinares. Outros pontos enfatizados: o surgimento das disciplinas hifenizadas (bio-química, etno-música, etc.); a aproximação da ciência, tecnologia, arte e filosofia; o fim do generalista e do especialista. O sentido das análises é epistemológico e o objetivo é evidenciar, contrastando-as, duas abordagens do real que definem as estratégias cognitivas em diferentes campos do conhecimento: as vias reducionistas e não-reducionistas. O acento recai sobre as abordagens não-reducionistas, destacando-se os seguintes tópicos ou aspectos: a dilatação da experiência e a expansão da razão, a conquista de diferentes níveis do real, novas perspectivas para as ciências humanas e sociais. Por fim, depois de ressaltar a importância da ancoragem disciplinar, sua centralidade é relativizada, mediante o reconhecimento dos temas e das questões como importante acervo de desafios e oportunidades, permitindo o avanço do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).