Inovações tecnológicas e políticas públicas: análises sociais e ambientais no contexto das atividades industriais sucroalcooleiras no Brasil

Autores

  • Charlene Maria C. de Ávila Plaza
  • Nivaldo dos Santos UCG - GO
  • Viviane Romeiro UNICAMP-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p1

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p1Visa o presente artigo discutir a importância das inovações tecnológicas como propulsoras do desenvolvimento econômico das nações, bem como o papel das políticas públicas voltadas para os agentes socioeconômicos e institucionais que fazem parte da cadeia produtiva e inovativa do país. Procuramos analisar o setor sucroalcooleiro e suas conseqüências no que concerne aos aspectos ambientais enfatizando o Estado de Goiás e o bioma Cerrado. Nos aspectos sociais demonstramos a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e social, para propiciar um meio ambiente saudável e melhoria das condições de trabalho e vida para os cidadãos que desempenham as funções de cortadores de cana deste setor. Importante destacarmos que o artigo não tem como intuito desmerecer ou subestimar as práticas econômicas das empresas sucroalcooleiras, mas analisar certos aspectos concernentes ao meio ambiente e ao fator social para que sejam implementadas políticas consistentes que promovam sustentabilidade equilibrada com responsabilidades e comprometimentos empresariais e governamentais aliados ao tripé: economia, meio ambiente e sociedade. Palavras-chave: Inovação Tecnológica; Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Setor Sucroalcooleiro; Biocombustíveis

Biografia do Autor

Charlene Maria C. de Ávila Plaza

Mestre em Direito na área de Integração e Relações Empresariais pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP-SP. Professora da Universidade Paulista -UNIP e Faculdades Objetivo - ASSBES/IUESO –GO.Pesquisadora do Núcleo de Patentes e Transferência de Tecnologia-NUPATTE-GO. Pesquisadora da Rede Ibero Americana de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação.

Nivaldo dos Santos, UCG - GO

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Professor Doutor UFG/UCG. Coordenador Geral do Núcleo de Patentes e Transferência de Tecnologia-NUPATTE-GO. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento-UCG-GO. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Viviane Romeiro, UNICAMP-SP

Mestranda em Planejamento do Sistema Energético-UNICAMP-SP. Coordenadora do Núcleo de Patentes e Transferência de Tecnologia - NUPATTE-GO. Pesquisadora da Rede Estadual de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação e da Rede Ibero Americana de Propriedade Intelectual e Gestão da Inovação.

Downloads

Publicado

2008-08-15

Edição

Seção

Artigos