Os impactos do programa nacional de melhoria da qualidade do leite - PNMQL na região de Franca-SP
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p170Resumo
Para que o Brasil pudesse aumentar a competitividade em relação à oferta de leite e derivados lácteos, nos anos 1990 foi criada pelo Governo Federal uma política pública estratégica para o agronegócio brasileiro, denominada Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite – PNMQL, que possui sustentação na Instrução Normativa 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presente artigo apresentou a visão de funcionários oficiais dos serviços de inspeção municipal (SIM), estadual (SISP) e federal (SIF) com relação às mudanças ocorridas na fiscalização das indústrias de produtos lácteos da região de Franca-SP, após a implantação do PNMQL. A partir da aplicação de três entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo das entrevistas, foram extraídos e discutidos os temas: “a padronização da qualidade do leite”; “serviços de inspeção versus indústria: adaptações ao Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite” e “os serviços de inspeção e suas responsabilidades”. Os resultados demonstraram que o PNMQL trouxe parâmetros para orientar a busca pela qualidade do leite produzido na região de Franca e em todo o Brasil. Também verificou-se diferença de percepção entre os entrevistados com relação às suas competências, demonstrando que o SIM, ao contrário dos demais órgãos, negligencia a fiscalização da qualidade do leite que é industrializado na região. Além disso, foi identificada a existência de comercialização clandestina de leite na região devido às exigências do PNMQL, que demanda investimentos e mudanças imediatas para que os níveis de qualidade sejam atendidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Claudine Campanhol Milinski, Carla Aparecida Arena Ventura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).