Quando mulheres se olham ao espelho: representações da mulher ideal na Revista Servas do Senhor

Autores

  • Marcilene Nascimento Farias Universidade Federal da Grande Dourados
  • Losandro Antonio Tedeschi Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p143

Resumo

Neste trabalho analisamos as representações da "mulher ideal" projetadas pela Igreja Luterana através da revista Servas do Senhor - impresso oficial da Liga das Senhoras Luteranas do Brasil (LSLB). Através da revista Servas do Senhor, pode-se perceber que as luteranas reafirmavam suas crenças e práticas frente às ameaças do movimento feminista. Inseridas em um contexto, onde os tradicionais papéis atribuídos às mulheres eram contestados diante de um movimento que lutava pela emancipação feminina, foi papel da revista ditar as normas que conduziriam as atitudes das luteranas naquele momento, reafirmando a representação da mulher cristã vinculada ao espaço privado. A partir da coluna Quando mulheres se olham ao espelho, presente na revista na década de 1980, percebemos que a revista utilizava-se de figuras de mulheres da Bíblia, consideradas exemplares, a fim de reforçar os valores de esposa, mãe e dona de casa entre as luteranas. Ao discutirmos conceitos fundamentais relacionados à temática em questão, como gênero, poder, representações e religião, este estudo se ancora metodologicamente em autores como Roger Chartier, Joan Scott, Michelle Perrot, Lucila Scavone entre outros.

Biografia do Autor

Marcilene Nascimento Farias, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD).  Bolsista, CAPES.

Losandro Antonio Tedeschi, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor pelo programa de Pós-Graduação em História Latino Americana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2010-07-22

Edição

Seção

Artigos